Curitiba interrompe vacinação por faixa etária; grávidas voltam a ser vacinadas

Por enquanto, só grávidas, puérperas e educadores acima de 38 anos serão vacinados

A prefeitura de Curitiba interrompeu novamente a vacinação contra a Covid para a população em geral. Nesta segunda-feira (14), haverá vacinação apenas para grávidas, puérperas (mulheres que deram à luz recentemente) e para educadores de 38 anos. A próxima faixa etária a ser vacinada, de 54 anos, terá de aguardar a chegada de mais doses pelo governo federal – mas ainda não há data prevista para isso.

Essa é a oitava interrupção da vacinação contra a Covid em Curitiba desde o início da campanha, em janeiro. Em todas elas, o problema foi o mesmo: a falta de mais doses. O governo federal, que vem sendo investigado pela CPI do Senado em função da morosidade na compra de imunizantes, acaba levando a vacinação ser muito mais lenta do que poderia.

Gestantes

A partir desta segunda-feira (14), Curitiba vai retomar a imunização contra a covid-19 de gestantes e puérperas (mães que tiveram filhos há até 45 dias). A vacinação ocorrerá em todos os 17 pontos da cidade, com doses dos imunizantes Pfizer ou Coronavac.

A decisão da Secretaria Municipal da Saúde decorre de pareceres favoráveis da Associação de Ginecologia e Obstetrícia do Paraná (Sogipa) e também da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo).

Na capital paranaense, a imunização deste grupo começou em 6 de maio. Cinco dias depois tanto o Ministério da Saúde quanto a Secretaria de Estado da Saúde do Paraná recomendaram aos municípios a suspensão da vacinação de gestantes e puérperas que não tivessem comorbidades.

Saiba mais sobre a vacinação de educadores

Comprovante

Serão vacinadas gestantes (em qualquer idade gestacional) com 18 anos ou mais. É necessário apresentar carteirinha de pré-natal (SUS ou particular) ou resultado positivo de laboratório para exame de gravidez com o nome da paciente. As puérperas são as mães que tiveram bebê há até 45 dias. Para receber a vacina basta apresentar a certidão de nascimento do bebê ou a Carteira da Criança. 

Tanto gestantes quanto puérperas também devem apresentar documento de identificação com foto e comprovante de residência de Curitiba.

A Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba alerta que gestantes e puérperas que tomaram a vacina contra a gripe devem aguardar 14 dias antes de receber a vacina anticovid-19.

Veja onde ocorre a vacinação

Pontos de vacinação contra covid-19 

1 – Pavilhão da Cura
Parque Barigui (entrada somente pela BR-277)

2 – US Ouvidor Pardinho
Rua 24 de Maio, 807 – Praça Ouvidor Pardinho

3 – Centro de Referência, esportes e atividade física
Rua  Augusto de Mari, 2.150 – Guaíra

4 – US Salvador Allende
Rua Celeste Tortato Gabardo, 1.712 – Sítio Cercado

5 – US Parigot de Souza
Rua João Eloy de Souza, 111 – Sítio Cercado

6 – US Vila Diana
Rua René Descartes, 537 – Abranches

7 – Centro de Esporte e Lazer Avelino Vieira
Rua Guilherme Ihlenfeldt, 233 – Bacacheri

8 – US Jardim Paranaense
Rua Pedro Nabosne, 57 – Alto Boqueirão

9 – US Visitação
Rua Dr. Bley Zornig, 3136 – Boqueirão

10 – US Camargo
Rua Pedro Violani, 364 – Cajuru

11 – US Uberaba
Rua Cap. Leônidas Marques, 1392 – Uberaba

12 – Clube da Gente CIC
Rua Hilda Cadilhe de Oliveira

13 – US Vila Feliz
Rua Pedro Gusso, 866 – Novo Mundo

14  – US Aurora
Rua Theofhilo Mansur, 500 – Novo Mundo

15 – US Pinheiros
Rua Joanna Emma Dalpozzo Zardo, 370 – Santa Felicidade

16 – Rua da Cidadania do Tatuquara
Rua Olivardo Konoroski Bueno, s/n

17 – Rua da Cidadania do Fazendinha
Rua Carlos Klemtz, 1.700

Sobre o/a autor/a

1 comentário em “Curitiba interrompe vacinação por faixa etária; grávidas voltam a ser vacinadas”

  1. Sabemos da morosidade do governo federal na compra de vacinas, mas não justifica o fiasco na vacinação em Curitiba, afinal TODAS as cidades recebem as vacinas do MESMO ministério. Fica a pergunta: Por quê Curitiba está atrás de cidades do mesmo porte, menores e até mesmo maiores? Alguém tem a resposta?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima