Curitiba começa a testar ônibus todo elétrico na Linha Interbairros II

Testes com ônibus elétrico na Linha Interbairros II começam na semana que vem e veículo deve circular por pelo menos 30 dias

Na próxima semana, Curitiba começa a testar um ônibus 100% elétrico. Os testes devem durar pelo menos 30 dias e serão feitos na linha Interbairros II. A prefeitura apresentou o veículo à população nesta quarta-feira (28), em frente ao Passeio Público. O ônibus testado tem capacidade para 25 passageiros sentados e 60 em pé. 

A linha Interbairros II circula por uma faixa de 42,5 quilômetros e transporta cerca de 65 mil passageiros por dia. O veículo elétrico é fabricado pela empresa brasileira Marcopolo. 

Na ocasião, o prefeito Rafael Greca relatou que o objetivo é colocar ao menos um ônibus elétrico circulando em todas as linhas de grande porte até o próximo ano. Greca estava acompanhado do presidente da Urbs, Ogeny Pedro Maia Neto, do presidente do Ippuc e secretário do governo municipal, Luiz Fernando Jamur, e do gerente comercial da Marcopolo, Alexandre Cervelin.

Ônibus elétrico

O ônibus elétrico não emite CO2 nem ruídos e faz parte do Plano de Ação Climática (PlanClima) da prefeitura. A agenda da prefeitura ainda estima que, até 2030, ao menos 33% da frota de ônibus seja elétrica e que até 2050 esse número atinja 100% da frota. 

A Marcopolo é a terceira montadora a executar testes técnicos com ônibus 100% elétricos no transporte coletivo da capital. Além dele, desde abril, a prefeitura está testando também o ônibus articulado da chinesa BYD, e um ônibus padrão da brasileira Eletra, desde maio. Os testes dessas empresas se encerram nesta semana.

Mais testes

Outras seis empresas devem realizar testes com nove ônibus elétricos em Curitiba. Além de BYD, Eletra e Marcopolo, estão previstos testes com um Volvo, Mercedes e Higer. Os testes servirão de base para o edital de compra dos primeiros ônibus elétricos da capital em 2024.

A Prefeitura pretende investir R$ 200 milhões na compra de 70 ônibus que devem ser integrados à frota do município até metade do próximo ano. Os ônibus elétricos adquiridos devem trafegar, inicialmente, nas linhas Inter 2 e Interbairros II.

Apesar das testagens dos novos ônibus elétricos, a tarifa de ônibus em Curitiba não terá reajuste até o fim de 2024. Atualmente o valor da passagem em Curitiba é de R$6, uma das mais caras do país.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima