Curitiba começa a reduzir alas de Covid-19 e a unificar atendimento nas UPAs

Redução e finalização das alas Covid-19 fará pacientes com sintomas respiratórios ficarem junto a outros doentes

A prefeitura de Curitiba começou a reduzir as equipes e o tamanho das alas Covid-19 das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) da cidade. Em algumas unidades, apurou o Plural, o atendimento separado para pacientes com sintomas respiratórios foi eliminado. O fluxo de atendimento unificado já está em funcionamento nas UPAs Pinheirinho, Campo Comprido e Sítio Cercado, segundo a diretora do Sindicato dos Servidores Municipais de Enfermagem de Curitiba (SISMEC), Patrícia da Rosa.

Profissionais de saúde que atuam nessas unidades disseram ao Plural que a medida aumenta o risco de contaminação, especialmente entre quem não completou o esquema vacinal ou grupos ainda não vacinados, caso das crianças menores de 12 anos. Após ser atendido o paciente Covid-19 vai para isolamento, mas antes ele fica junto aos demais. A medida vale também para unidades de saúde.

Em outras UPAs, como a do Cajuru, a triagem é unificada, mas o atendimento permanece separado. Antes da mudança, pacientes com sintomas respiratórios seguiam um fluxo de atendimento separado dos demais.

Para Patricia da Rosa, do SISMEC, a medida é precipitada: “Os casos baixaram, mas não desapareceram. As UPAs atendem muita gente vulnerável que ainda não se vacinou, como as crianças”. Ela também diz que a nova orientação veio acompanhada da indicação de restrição no uso de equipamentos de proteção (EPIs). Em comunicação encaminhada a equipe de enfermagem da UPA Pinheirinho, o Departamento de Urgência e Emergência de Curitiba informa que o uso de EPIs será feito “conforme necessidade. Na avaliação de risco, CDA e Covid utilizar paramentação completa”.

Procurada pelo Plural, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informou, através de sua assessoria de comunicação, que a redução das alas Covid é um processo gradual em toda rede e que irá seguir desde que o cenário permaneça favorável. A instituição também informou que a mudança irá resultar no aumento do atendimento clínico.

Atualmente, oito das nove UPAs da cidade atuam no atendimento de urgência e emergência. A UPA do Fazendinha permanece como leito de retaguarda do Hospital do Idoso.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima