Curitiba começa a cobrar novo IPTU em abril

Segundo a Prefeitura de Curitiba, a primeira parcela ou quitação integral do imposto vence no dia 20 de abril. Quem pagar em parcela única terá desconto de 10%

Os curitibanos proprietários dos 950 mil imóveis que pagam IPTU em Curitiba descobrirão no próximo dia 3 de abril o valor do imposto depois da aplicação da nova Planta Genérica de Valores (PGV). A atualização da PGV foi aprovada a toque de caixa em dezembro de 2022, pela Câmara de Curitiba e terá impacto maior sob os imóveis de menor valor, segundo estudo feito pelo Plural.

Segundo a Prefeitura de Curitiba, a primeira parcela ou quitação integral do imposto vence no dia 20 de abril. Quem pagar em parcela única terá desconto de 10%. É possível também parcelar em até dez vezes o valor devido.

Segundo a Lei Orçamentária de 2023, o município terá um aumento de R$ 70 milhões na receita prevista com o IPTU. A previsão é anterior a aprovação da nova PGV, ou seja, não considera o impacto da atualização na arrecadação.

Desde 2019, Curitiba ampliou a base de imóveis que estão sujeitos ao pagamento do imposto em 27%, o que representa 200 mil imóveis No mesmo período, o número de imóveis isentos aumentou em 21% e foi de 82 mil para 100 mil.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima