Consulado italiano vai ganhar nova sede no Batel

Repartição consular vai sair do Shopping Itália para um imóvel na Avenida Vicente Machado

O Consulado Geral da Itália em Curitiba deixará a atual sede no 21º andar do Shopping Itália, no Centro, e se mudará para um imóvel no bairro Batel. O anúncio foi feito pelo cônsul italiano, Salvatore Di Venezia, nesta segunda-feira (24). A mudança deve ocorrer no final de maio para que o edifício fique pronto para o Dia da Proclamação da República da Itália, comemorada em 2 de junho.

A nova sede, localizada na Avenida Vicente Machado 2.100, na esquina com a Rua Marechal José Bernardino Bormann, terá uma superfície de 1 mil metros quadrados sobre dois andares, ante os atuais 750 metros quadrados. As obras de adequação do edifício já estão em andamento.

Segundo o cônsul, a mudança foi motivada pela “mal distribuição” das salas no atual endereço. A nova sede tem investimento de R$ 10 milhões para aquisição e reforma do imóvel. “O atendimento será no térreo e de mais fácil acesso. [O novo imóvel] também vai identificar a sede do Consulado melhor do que ocorre hoje”, afirmou Di Venezia.

O Cônsul Geral Salvatore Di Venezia e o embaixador italiano Francesco Azzarello em visita às obras da nova sede do Consulado. Foto: Embaixada da Itália/Divulgação.

A mudança deve acarretar também economia para o Ministério das Relações Exteriores da Itália, já que o novo imóvel é de propriedade. Atualmente o Consulado paga pelo aluguel das salas do shopping, local onde funciona desde o final da década de 1980 quando foi transferido de um casarão na Rua Atílio Bório, no Alto da XV.

A expectativa é que a nova sede preencha antigas lacunas, como a falta de espaços adequados para funcionários e público, e dê maior conforto para os usuários.

Neste ano são comemorados os 150 anos da imigração italiana em Curitiba. A comunidade italiana no Paraná é a segunda maior do Brasil – atrás do estado de São Paulo – e conta com 3,7 milhões de descendentes, o que representa 37% da população italiana no Brasil.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima