Conselho de Saúde mantém integrante acusada de racismo

Conselheira permanece como representante titular da população do Pinheiro, além de parte do Comitê de Ética em Pesquisa em Seres Humanos no HC

O Conselho Municipal de Saúde de Curitiba, que é responsável por acompanhar e fiscalizar as verbas do Sistema Único de Saúde na cidade, manteve como conselheira Anoema Lopes Sant’Ana, que agrediu com ofensas racistas um funcionário negro da Câmara Municipal de Curitiba. Nesta sexta, o Conselho republicou sua composição no período de 2020 a 2023 e manteve Anoema como representante titular do Distrito Sanitário do Pinheirinho.

Em abril, quatro meses depois da agressão, Sant’ana foi indiciada por injúria racial pela Promotoria de Justiça de Proteção aos Direitos Humanos de Curitiba. O Distrito do Pinheirinho tem duas suplentes que poderiam assumir as funções da conselheira.

Além do Conselho Municipal de Saúde, Anoema também é integrante do Comitê de Ética de Pesquisa em Seres Humanos do Hospital de Clínicas.

Como conselheira da saúde, Sant’Ana pode participar de análises, debates e votações do Conselho sobre o destino de verbas do SUS em Curitiba, bem como pode fiscalizar contratos de gestão da Saúde e a implantação de políticas públicas da área. Já no HC ela é parte do colegiado que avalia se propostas de pesquisas científicas com humanos estão dentro dos preceitos éticos.

No fim de 2022, Anoema estava acompanhando um evento na Câmara de Vereadores de Curitiba quando pediu um copo d’água aos funcionários. O segurança Marcelo Melo, 47, que é negro, fez a gentileza de buscar.

No entanto, quando recebeu a água, Anoema disse que pretos tinha que servir as pessoas brancas e também falou que “preto quando não c*ga na entrada, c*ga na saída. Os colegas de trabalho de Melo acionaram a Guarda Municipal, que efetuou a prisão em flagrante e encaminhou a acusada para o 8° Distrito Policial, no Portão. Ela foi ouvida e liberada.

Conselho Municipal de Saúde critica, mas não age contra membro racista

Sobre o/a autor/a

1 comentário em “Conselho de Saúde mantém integrante acusada de racismo”

  1. Tânia Maria Martins

    Brincadeira? Uma senhora que devia dar exemplo faz uma coisa dessas! Devia ser afastada. Não se brinca com pessoas. Racismo é coisa séria. É crime.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima