Confira a análise da qualidade da água distribuída em Curitiba 

Você sabe o quanto de manganês, ferro, cloro e alumínio tem na água que consome?

O aumento das temperaturas em Curitiba provoca também mudanças no consumo de água, que sobe. Em Curitiba, a qualidade da água distribuída pela Sanepar pode ser consultada pelos cidadãos no site.

O Plural acessou a análise com dados atualizados até 27 de novembro. Veja:

 Curitiba
Média dos Últimos 30 ResultadosMínimo / Máximo Permitido (Legislação*)UnidadeData da Análise
Cor315,0uH-Un.Cor27/11/2023
A cor de uma água é conseqüência de substâncias dissolvidas. Na maioria dos casos estas substâncias são de natureza orgânica proveniente de matéria vegetal (folhas) em decomposição, e/ou pela presença de partículas inorgânicas (ferro, manganês,etc) finamente divididas e dispersas na água. A cor é um parâmetro de aspecto estético de aceitação ou rejeição do produto. Pela Portaria vigente do Ministério da Saúde o valor máximo permitido para a cor aparente na rede de distribuição é de 15 uH (Unidade de Hazen).
Fluoretos0,80,6 a 1,1mg/L F22/11/2023
De acordo com Lei Federal as águas de abastecimento público devem ser fluoretadas. A introdução de íons de fluoretos em águas de abastecimento tem a finalidade de prevenir a cárie dental. De acordo com a Portaria vigente do Ministério da Saúde o valor máximo permitido para os íons de fluoretos na rede de distribuição é de 1,5 mg/l.
Turbidez05,0NTU27/11/2023
Turbidez é a medição da resistência da água à passagem da luz. A turbidez é provocada pela presença de partículas suspensas, finamente divididas ou em estado coloidal. Assim como a Cor, a Turbidez também é um parâmetro de aspecto estético de aceitação ou rejeição do produto. De acordo com a Portaria vigente do Ministério da Saúde o valor máximo permitido para a rede de distribuição é de 5.0 NTU (Unidade Nefelométrica de Turbidez).
pH7N/D****30/11/2023
É a medição da acidez, neutralidade ou alcalinidade. Os valores do pH encontram-se distribuídos entre zero e 14. Entre zero e 7 encontra-se a faixa ácida, o ponto 7 indica neutralidade e a faixa de 7 a 14 encontra-se a faixa alcalina. De acordo com a Portaria vigente do Ministério da Saúde o valor mínimo recomendado é 6.0 e o valor máximo é 9.5 Unidade de pH
Cloro Residual20,2 a 5,0mg/L Cl27/11/2023
A permanência de um residual de cloro na água assegura a manutenção da qualidade microbiológica , desde o ponto de tratamento até o ponto de consumo. De acordo com a Portaria vigente do Ministério da Saúde o teor mínimo de cloro residual livre em qualquer ponto da rede de distribuição deve ser de 0,2 mg/l e o valor máximo permitido de cloro livre em água potável é 5,0 mg/l.
Alumínio**0,10,2mg/L Al09/11/2023
Presente na água podem provocar precipitações e sedimentações, alterando a qualidade estética da água. É necessário ao metabolismo humano nutricional. O resultado da análise de alumínio é expresso em mg/l. De acordo com a Portaria vigente do Ministério da Saúde o valor máximo permitido para o alumínio é de 0.2 mg/l.
Ferro**0,00,3mg/L Fe24/08/2023
Presente na água podem provocar alterações na qualidade estética da água. É necessário ao metabolismo humano nutricional. O resultado da análise de ferro é expresso em mg/l. De acordo com a Portaria vigente do Ministério da Saúde o valor máximo permitido para o ferro é de 0.3 mg/l.
Manganês**0,00,1mg/L Mn24/08/2023
Presente na água podem provocar alterações na qualidade estética da água. É necessário ao metabolismo humano nutricional. O resultado da análise de manganês é expresso em mg/l. De acordo com a Portaria vigente do Ministério da Saúde o valor máximo permitido para o manganês é de 0.1 mg/l.
Microcistinas***1,00ug/L
Microcistinas são substâncias químicas (toxinas) produzidas por cianobactérias e que podem ser altamente tóxicas para plantas, animais e humanos. As hepatotoxinas podem causar diarréias, vômitos, diminuição dos movimentos e hemorragia interna. O limite máximo permitido para água de consumo humano desta substância é de 1 mg/l, conforme a Portaria vigente.
Coliformes Totais0(0) AusenteNMP/100mL27/11/2023
Os coliformes totais é parâmetro de avaliação da integridade do sistema de distribuição. O grupo coliforme é o indicador ideal para monitorar a potabilidade da água para consumo humano e verificar a eficácia da cloração. As bactérias do grupo coliformes constituem um grupo de organismos com características comuns. De acordo com a Portaria vigente do Ministério da Saúde o resultado de deve apresentar ausência em 100 ml da amostra.
Escherichia Coli0(0) AusenteNMP/100mL27/11/2023
A Escherichia coli é o mais específico indicador de contaminação fecal, sendo a sua presença indicativa da provável ocorrência de organismos patogênicos. Na análise que acusar a presença de E.Coli, ainda não indica necessariamente água contaminada por bactérias patogênicas ou outros vírus, mas a probabilidade é muito grande. De acordo com a Portaria vigente do Ministério da Saúde o resultado de deve apresentar ausência em 100 ml da amostra.

* Anexo XX da Portaria de Consolidação nº5/17 – MS alterado pela PRT 888/21 GM/MS e PRT 2.472/21 GM/MS.

** Resultado referente a média dos resultados dos dois últimos semestres.

*** Resultado referente à saída do tratamento quando analisado, pois a análise só é realizada quando o valor encontrado no manancial for superior ao VMP determinado pela legislação vigente.

**** Não determinado pela Legislação Vigente.

Sobre o/a autor/a

1 comentário em “Confira a análise da qualidade da água distribuída em Curitiba ”

  1. Felicitas Kemmsies

    Me interessa muito mais saber quantos e quais agrotóxicos bebemos todos os dias. Sei que são muitos e que a quantidade é escandalosa, por isso mesmo essa análise de índices como turbidez e acidez é (quase) irrelevante. Só reprimindo pra não me deprimir.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima