Concurso para professor no Paraná tem mais de 60 candidatos por vaga

Concurso para professor da rede estadual de ensino do Paraná terá provas em junho. Matemática e Português são as áreas com mais vagas

Mais de 76 mil candidatos se inscreveram para disputar as 1.256 mil vagas abertas no concurso para professor no Paraná. A informação foi divulgada nesta quarta-feira (17) pela Secretaria de Estado da Educação (Seed). O prazo de inscrições para o processo se encerrou no dia 9 de maio.

Segundo a pasta, mais de 20 mil candidatos se inscreveram para concorrer a dois cargos (dois em docência ou para um cargo de docente e outro de professor-pedagogo).

Esta é a primeira vez em 10 anos que Paraná tem concurso para preencher vagas de professor na rede estadual de ensino. O último havia sido em 2013. Desde então, o governo do estado vem praticando a seleção temporária de docentes.

Ainda assim, o número de vagas ofertadas ainda é bastante inferior à necessidade da rede. De acordo com a APP Sindicato, a estrutura tem hoje uma carência de aproximadamente 20 mil profissionais – equivalente ao total de docentes contratados pelo modelo temporário de PSS.

Provas do concurso serão em junho

As provas objetivas e discursivas estão marcadas para o dia 18 de junho e serão aplicadas em 30 cidades do Paraná. Além disso, os candidatos aprovados nessa etapa ainda passarão por prova prática com avaliação de uma banca examinadora. O edital prevê ainda a prova de títulos e avaliação médica.

Matemática e Língua Portuguesa são as áreas com mais vagas: 227 e 207, respectivamente. Já Filosofia e Sociologia são as que menos terão novos professores contratados. No início do primeiro mandato do governador Ratinho Jr., as disciplinas sofreram mudanças no currículo do Ensino Médio público do Paraná e perderam metade de suas cargas horárias.

Veja o quadro de vagas de docentes por disciplina (pedagogos não entram na lista):

Matemática -227
Língua Portuguesa -207
História -97
Arte -94
Ed. Física -67
Biologia -66
Inglês -65
Ciências 64
Geografia-63
Química -50
Física -42
Filosofia -35
Sociologia -32

Sobre o/a autor/a

1 comentário em “Concurso para professor no Paraná tem mais de 60 candidatos por vaga”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima