Como se matar sem sentir dor?

Se você chegou até aqui por conta do título, seja bem-vindo a um lugar seguro. Vamos conversar?

No último ano, a pergunta “como se matar sem sentir dor?” foi 70% mais procurada no Google, de acordo com o Trends, ferramenta que mostra o comportamento das buscas na plataforma. Caso você tenha repetido essa busca e caído aqui, esta é a primeira coisa que precisa saber: você não está sozinho. O medo é real – e a gente entende.

Estudos mostram que quando um país passa por uma piora socioeconômica, também há um aumento do sofrimento como um todo. Quem nos contou foi um especialista: o psiquiatra Deivisson Vianna, professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Ele completou dizendo que “vivemos numa crise não apenas sanitária, mas também política, econômica e social, com o retorno da fome”. Em outras palavras, “uma crise de autoestima nacional.”

Sobreviver ao Brasil tem se mostrado um baita desafio. Mas outra coisa que o professor nos falou merece ser escrita: a tentativa de suicídio é um pedido de ajuda. “E esse pedido de ajuda precisa ser ouvido. Às vezes alguém considera frescura ou acha que não pode ajudar porque não é especialista, mas ser ouvido é um jeito de diminuir a angústia.” 

Você já verbalizou o que está sentindo para alguém disposto a escutar?

Suicídio versus pandemia

Além do professor Deivisson, ouvimos a professora Sabrina Stefanello, também da UFPR. Ambos disseram que não é possível traçar uma correlação direta entre a pandemia do coronavírus e um possível aumento nos casos de suicídio. Ao menos não é isso que os estudos mostram – nem os dados. Em 2019, Curitiba teve 138 casos de suicídio. Em 2020, o número caiu para 122, ou seja, 11,5% a menos.

Você deve estar se perguntando: por que, então, as pessoas estão buscando mais sobre o assunto na internet? Deivisson nos deu uma importante pista lá no início. Sabrina tem outro palpite: “A possibilidade de uma morte desesperadora pode ser muito angustiante. Em Manaus, por exemplo, a gente viu muitas pessoas morrendo por falta de ar. Diante desse cenário, não me estranha que pessoas tenham buscado mais por alternativas.”

Na opinião da profissional, talvez as pessoas procurem possibilidades temendo alguma situação-limite e isso não quer dizer que elas vão necessariamente se matar. Ela também menciona aqueles que já tratavam algum transtorno mental e pioraram com a pandemia, principalmente os mais ansiosos. 

“Quase todos nós ficamos mais ansiosos. Pra alguém que já tinha um problema desse tipo, a pandemia pode ter exacerbado muito o quadro. E a gente vê isso na prática, durante os atendimentos. Algumas pessoas estavam em esquema de retirada de medicamento e precisaram voltar a tomar porque ficou intolerável.”

Seja qual for o caso, o acolhimento é a melhor saída – e a solidariedade pode ter a ver com o descompasso entre os dados. “Na minha bolha, eu vi muitas redes de solidariedade e pessoas se ajudando. O acesso à psicoterapia ampliou muito com a possibilidade do atendimento online. Existem grupos se colocando pra atender sem custo, com preço simbólico, com negociação. Na minha percepção, isso provavelmente teve um efeito que a gente não consegue mensurar diretamente.”

Como acolher?

“A gente vive num mundo de emojis de WhatsApp. Desaprendemos a escutar”, afirma Deivisson. “Existem estudos que apontam, por exemplo, que o médico consegue escutar o paciente por seis segundos antes de interrompê-lo com uma pergunta. A gente tem uma baixa capacidade de ouvir o sofrimento sem rapidamente partir para um julgamento, um aconselhamento ou uma resposta vazia como ‘vai dar tudo certo’, ‘não pense nisso’. O acolhimento é justamente a escuta não-julgadora.”

A dica, portanto, é não julgar, não infantilizar nem ridicularizar a demanda do outro. É claro que a psicoterapia é importante e também pode ajudar, mas fortalecer e ampliar a rede de apoio, na visão dos especialistas, é fundamental.

“Não é só uma questão da psiquiatria. É muito mais do que isso e é muito mais complexo do que a própria psiquiatria pode explicar. Então, eu acho mais honesto da nossa parte estimular que as pessoas acionem as suas redes significativas, porque em geral quem está ouvindo pode até não ter certeza do que fazer, mas pode tentar ajudar. Além disso, ao estimular as pessoas a falarem sobre o assunto, a gente vai destruindo o tabu, sabe?”, comenta Sabrina.

Prevenção é abrir espaços para as pessoas falarem das suas angústias; é facilitar o acesso a tratamentos; é ajudar, por exemplo, quem está passando por situações socioeconômicas muito difíceis, que podem ser extremamente estressantes e desesperadoras. Faça o que está ao seu alcance.

E se eu não tiver com quem falar?

O Centro de Valorização da Vida (CVV) é de fácil acesso e tem compromisso com o sigilo. Então, caso você possa usar o telefone, ligue 188. É uma excelente alternativa. Você não será atendido por um médico nem passará por uma consulta. Quem faz o CVV é a própria comunidade. Você vai conversar com outra pessoa disposta a ouvir.

Não quer falar? Prefere escrever? Também dá. Clique aqui para acessar as informações de contato.

Sobre o/a autor/a

113 comentários em “Como se matar sem sentir dor?”

  1. LEONARDO ALMEIDA DE OLIVEIRA

    Ola
    Meu nome e leonardo. Sou bipolar e me vem o pensamento suicida o tempo todo. Tomo 3 remedios por dia. Meu casamento acabou por causa disso. Me sinto mal. Minha vida está vazia. Nao acho graça em nada. Somente na bebida. Por favor me ajudem. Email: [email protected]

  2. Michael William da Silva Moura

    Toda vez brigo com minha esposa me sinto mal com isso, e quando estamos discutindo eu nao falo um a pra ela nao consigo ser melhor eu qieria muito saber me expressar melhor com ela falar o que eu penso pra melhorar nosso relacionamento pra ser melhor pra ela mas pelo que ela fala eu sou o cara mais egoísta do mundo que so penso em min e nos meus interesses e eu nao queria ser assim eu queria pode fazer ela feliz mas nao consigo eu queria ser melhor mais me sinto muito inútil parece que a minha vida nunca foi boa na vida de ninguém 35 997527868 preciso de ajuda de um amigo pra falar umas pessoa neutra desculpa…

  3. Me sinto tão sozinha, mesmo sendo rodeada de pessoas… Só ouço julgamentos o tempo todo, e quando não consigo ajudar sou humilhada, e tratada como irresponsável…

  4. O título está errado. Pq não respondeu a minha pergunta. Alguém me ajude a tomar coragem de me matar. Esse mundo é podre demais. O ser humano e o pior animal do mundo. Nunca fiz nem desejei mal a ninguém. Sou empresário a 10 anos e sempre fui justo em tudo. Nunca sequer tive uma ação trabalhista. Mas mesmo assim o mundo te julga mal. A merda do sistema jamais bateu na minha porta parabenizar que gerei inúmeros empregos assim sustentando diversas famílias. Pelo contrário. O sistema só quer me fuder. Até ameacado de morte por ex funcionário eu fui 3 vezes. Daí vc chega em casa a sua mulher te julga. Fala que vc sempre se faz de vítima. Sustento minha casa e meu filho sozinho. E sabe o que eu consegui? Que ela fosse embora da minha vida e ainda levasse meu filho. Único motivo que eu tinha pra viver ela tirou de mim pq não me aguentava mais ver em depressao. Tenho que matar um leão por dia e ainda achar a vida maravilhosa. Pra mim chega. Já que o mundo não acaba logo então eu tenho que acabar

    1. Rosiane Correia de Freitas

      Rafael, nós nunca vamos responder essa pergunta porque não nos cabe isso. Essa desesperança que você relata infelizmente é comum e precisa de ajuda profissional. Procure um psicólogo e/ou um médico. Não resolve as condições de vida, mas te ajuda a modular sua química cerebral. Acredite ou não, muita gente vive os mesmos desafios que você. Ninguém é recompensado por fazer o que é certo. Nem a vida é só flores. Mas tudo parece pior quando nossa química cerebral tem dificuldade para processar esses desafios. Seu filho merece que você tente. Como filha de pai depressivo te digo: queria muito que ele tivesse se tratado. E isso impacta até hoje minha saúde mental. Fique bem.

  5. Marcus Vinicius medeiros da silva

    Olá, eu me chamo Marcus, e realmente entendo o que se passa em sua vida, claro não sofro sua dor mas eu entendo você.
    Quero que saiba que essa dor ela é derivada de uma série de coisas, e você precisa aceitar isso, não aceitar a dor, aceitar que muitas coisas te deixaram dessa forma, coisas internas, e coisas externas, seja sua cabeça com pensamentos possessivos ou a sóciedade com a série de problemas que tem, você já não vê motivo algum, razão, nenhuma moral nem nada que te faça ficar vivo, só dor, mas olha, esse é um momento díficil, mas você pode tentar mudar isso, se tentou e não deu certo, tente de novo, mude seus habitos, saia um pouco, entre em contato com a natureza, agora mesmo, vá a um local aberto e veja toda a natureza que te rodeia, pense positivo, pense que amanhã você vai estar menos morto que hoje, e amanhã pense o mesmo que logo tu tera uma vida de volta, ao menos aceitavel, o mundo não é bom, mas a vida é uma boa experiência, olhe espero que você fique bem, se sinta abraçado(a) com muito carinho, fique bem ! Qualquer coisa [email protected]

  6. JOSE JANILSON ROCHA RIBEIRO

    Oi, meu nome é Janilson, sou do Ceará, nem sei o que dizer, só que estou muito cansado, minha cabeça está cheia e agora vejo que não consigo mais continua sempre tento me doar o máximo para servi e agradar a todos. Mas em vão… Estou cansado, minha cabeça está cheia…

  7. a melhor ajuda é ter novos amigos por que quase todos os motivos de querer cometer suicídio é por família dinheiro ou solidão. nos se sentimos solitários sem alguém pra conversar rir desabafar. deixe seu whats ai vamos ser amigos.

  8. Com todo respeito a CVV mas eles não resolvem a respeito de depressão ou a respeito de suicídio. Eu terminei a conversa com um deles chorando e com mais dor ainda!

  9. O CVV infelizmente não me ajuda, pq eu tenho um monte de gente disposta a me ouvir, mas ninguém consegue me ajudar… Eu queria muito descobrir quem sou eu e desvendar os supostos transtornos de personalidade que eu tenho.
    Eu tô pensando em cometer suicídio mas não quero morrer, só quero que essa dor e essa angústia passem….

  10. Eu não consigo encontrar saídas para a minha infelicidade. Ultimamente, os pensamentos suicidas tem me atordoado novamente. Minha vida só tem piorado.Não aguento mais o convívio com os meus pais e irmãos.Só queria estar morta ou que essa sensação cessasse.É difícil a vida.Tudo que eu tento fracasso.Várias vezes,tentei viver como uma pessoa normal,mas o meu jeito tímido e introspectiva dificulta tudo.Não dou conta nem de realizar atividades cotidianas.Ir à um supermecado, andar na rua.Isso tudo é muito complicado para mim.Minhas mãos começam a suar ,meu coração acelera.Aí,só escrevi esse tanto de coisas,porque não confio em ninguém também não tenho com quem ter esse assunto com alguém.Enfim,acho que nasci fadada a existência vazia,infeliz e triste.

  11. sempre tem a frase mais clichê existente quando se trata desse assunto, “você não está só”, mas a questão é que sim, estamos só, sempre estaremos todos os sentimentos proposto ao ser a ser sentido é individual de cada um, e querer morrer também, de uma certa forma é individual, pesquisei porque queria informações e acabei caindo aqui, é estressante e ao mesmo tempo agustiante querer alcançar algo que está bem na sua frente e não ter coragem e ter muito medo para pega-la e agarra-la para que assim tudo acabe. Eu não quero morrer, eu quero viver, mais quando é lhe dada somente a opção de sobreviver, a única outra opção dada é morrer, isto quando você ver que por mais que você busque viver, se sentir feliz e ser feliz, e ver que mesmo nessa busca as unicas coisas que lhe acompanha é tristeza e mais tristeza e insegurança de esta aqui, se torna fácil escolher a morte, mesmo que falte coragem de praticar esse ato tão covarde.

    1. Se precisarem conversar podem me chamar , estou a disposição. Perdi meu companheiro faz 06 dias, se suicidou, estamos destruídos com a atitude que ele resolveu cometer. A morte não é a solução! 32 988371230

  12. Estou parado, sem saber para onde ir e para onde andar. Queria entender, queria ter uma luz que me dissesse para onde ir. Vontade de sumir, desaparecer sumir, deixar de existir

    1. Olá Jance, não desista, pois para tudo na vida há um jeito.
      Não sou um perito no assunto, mas acredito que é sempre bom podermos desabafar, principalmente com alguém estranho que vc não precisa ter medo ou insegurança de dizer qualquer coisa.
      Bem, estou a disposição, caso ache que valha a pena….
      Meu e-mail é [email protected].
      Um super abraço, e que Deus abençoe sua vida.

  13. Eu realmente não sei se quero mais viver , tô sem perspectiva de vida , tenho medo do futuro , minha ansiedade e insegurança está cada vez pior
    Eu não sei o que é ser feliz , eu não sei.

  14. Eu só queria q essa dor parasse ,tenho 29 anos e não sei mais o que é ser feliz sinto q não faço diferença no mundo .

  15. Jefferson Vieira de Anhaya

    A morte liberta de toda essa agonia! Vivemos uma felicidade digital, onde todos os dias somos cobrados por um sucesso financeiro e emocional… Tenho 46 anos e perdi completamente o gosto e propósito perla vida…

  16. Nossa , eu estava buscando ajuda pra me matar e entrei Aki pelo título achando que era oq eu buscava …
    Tô até mais calma agora

    1. Olha T, acho que há um certo engano, pois não tem como você ter tudo na vida, e mesmo que vc acha que tenha bastante coisa, provavelmente está faltando o mais importante que é o amor próprio.
      E sem ele não somos nada,
      Jesus nos deixou claro que devemos amar ao próximo como a si mesmo e se ele iguala amor ao que ele fez por nós, é sinal que devemos nos amar muito.
      Sei que deve estar pensando que para quem está de fora é fácil ter essa opinião, mas saiba que é justamente uma visão externa que consegue enxergar um caminho mais ímpar para viver.
      Então, não desista e por mais que seja difícil, comece a acordar e agradecer por estar vivo, e um passo de cada vez.
      Bem, se quiser um ombro amigo para conversar, meu e-mail é [email protected].
      Um abraço e fique com Deus.

    1. Não tem como acabar só com a dor acabando com a vida. Para desfrutar do alívio de não ter mais dor vc precisa estar vivo. O suicídio é inútil, sob o ponto de vista mais racional possível.

  17. Como parar de sentir dor? Eu fui perseguido e assediado moralmente em minha igreja por ter ficado desempregado. O pastor pregava indiretas falando que o desemprego era por causa de pecado oculto. Me insultava jogando indireta sobre pessoas fracassadas que não conseguia emprego, mas eu decidi fazer doutorado e fui aprovado com bolsa, não sou fracassado. A igreja era o único lugar onde eu me sentia seguro, agora se tornou o lugar onde me sinto mais atacado. Eles não entendem que eu preciso de dedicação integral ao meu doutorado, pois trabalho em uma área da biotecnologia que depende integralmente de pesquisas laboratoriais de microbiologia, biologia molecular e bioinformática.
    Eu não saio a lugar algum, sempre estava na igreja além da universidade e minha casa. Não tenho amigos fora desses lugares.

    1. Bom, acho que seu primeiro passo é nunca se separar de Deus por causa de uma igreja, religiões existem várias, com regras diferentes, umas mais severas outras mais brandas, mas se o seu coração quer continuar a seguir a Deus não pare por causa de um boçal de um pastor.
      Procure uma outra igreja pra se confortar, existem vários pastores que são maravilhosos, que estão ali para ajudar ao próximo verdadeiramente, não para dizer o que vem em sua mente sem pensar no próximo, só porque acha que se tornou um “pastor de ovelhas”.
      Bem, peço desculpas pela intromissão, mas é o que eu acho e caso queira conversar mais, meu e-mail é [email protected]

      1. Estou sozinho nesse mundo, sem família pois meus pais falecidos, minha ex me colocou pra fora de casa com a mão quebrada, moro em um abrigo, tds os dias esperando uma palavra de conforto mas isso N existe na minha realidade, peço tds os dias que Deus me leve, n aguento mais isso td, se alguém quiser dar um abraço virtual meu whts 13996666782 ficaria imensamente grato

  18. Mds, esse tanto de gente pedindo ajuda…será que receberam? Vcs voltam aqui pra ver se alguem lhes respondeu?

  19. Eu procurei pelo título e vi que o texto é uma enganação. Não diz nada do que é o título. É só uma pescaria de comportamento. Vou procurar a resposta em outro lugar

  20. Eu dou tudo de mim pra minha família e a única recompensa que ganho é o desprezo e a indiferença. De que vale a vida sem o amor dos que vc mais ama?

  21. Lorrane soares nascimento

    Oii Tambem estou passando por uma faze muito ruimm tenho 18 anos …Tou perdidas na vidas e nos pensamentos ruimmm

  22. um.aleatorio.qualquer

    Romanos 8:39 “Nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor.” JESUS TE AMA

  23. um.aleatorio.qualquer

    Romanos 8:39 “Nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor.”

  24. Robert, sei que esta dificel mais tudo vai ficar bem, voce nao esta sozinho Deus te ama ele e a solucao da nossa vida

      1. vdd.. estou esperando atendimento agora e ate agora nada. Estou numa angustia tão grande, vontade de sumir, uma dor q nao sai. DESESPERADOR!

    1. Oi Roberto, eu estou sentido a mesma coisa; eu vivi desde os 13 anos meio angustiado, só esperando o meu momento de ser feliz, mas os anos foram se passando e eu estava lá, aguardando pacientemente, mas quando finalmente parecia que eu estava muito perto de alcança-la, parece que a vida empurrou a linha de chegada mais uma vez para bem longe de mim; tenho 20 anos agora (mas como sempre fui antissocial, tenho mentalidade de 15). Se você quiser conversar sobre qualquer coisa, pode me chamar

    2. Oi me chamo Ruan

      Eu tenho depressão

      Infelizmente perdi meu irmão por conta que ele era envolvido com tráfico de drogas, eu não sabia disso, ele era bem legal mais com a perda dele eu fiquei deprimido, meus pai vivem brigando, eu não posso sair de casa para relaxar

      EU PRECISO DE AJUDA

  25. Obrigado por existirem!
    Eu não estou no Brasil, será que vocês usam WhatsApp?
    Por favor, vosso contato, estou morrendo.

    1. Eu sempre faço de tudo pra alegrar as pessoas ao meu redor, sempre me preocupo e ajudo as pessoas e não, não penso em ganhar nada em troca mas eu to cansado de ser sozinho, to cansado de não fazer falta pra ninguém, to cansado de viver, eu tento esconder isso no dia a dia no trabalho mas eu chego em casa e tenho vontade de sumir, de não acordar mais, eu só queria sumir. Ninguém é obrigado a me escutar, ninguém é obrigado a ouvir meus desabafos e eu não quero incomodar ninguém. Só to escrevendo aqui porque eu não tenho ninguém.

      1. Tenho pensamentos semelhantes irmão se quiser conversar
        Ou só desabafar sem ser.jukgado pode me chamar no whats
        11982203815 não está fácil pra mim TB
        Mas se quiser conversar estarei disposto a ouvir

      2. Sinto desse jeito…Procuro ser prestativo para às pessoas…ser atencioso e preocupado com elas…
        Mas,no final o vazio é meu companheiro.

    1. Quem precisa de ajuda não costuma pedir, costuma querer cometer suicídio. Então não adianta usar títulos oferecendo ajuda, títulos com ‘suicidio’ em destaque são mais efetivos

      1. Rosiane Correia de Freitas

        Oi Daniel, tudo bem? Este texto existe porque toda e qualquer menção ao tema suicídio acaba sendo bastante procurado via buscadores. Infelizmente nos últimos meses esse interesse aumentou (o que fiz muito sobre a situação de crise em que estamos). A gente não tem como tirar das pessoas o desespero que as leva a pensar nesse ato tão final. Mas resolvemos fazer um texto que as acolhesse. Obrigada pela audiência. Rosiane

      2. So pq a pessoa pedi ajuda não significa que ela não esteja bem mais ela pediu ajuda pq ela não quer cometer suicídio ela prefere receber ajuda prefere viver por isso pedi ajuda ?

Comentários encerrados.

Rolar para cima