Candidatos adventistas e perfis em redes sociais: as polêmicas da eleição do Conselho Tutelar

Reunião marcou início da campanha eleitoral, que irá durar dois meses até a eleição, no dia 1o. de outubro

Neste sábado, 29 de julho, os candidatos a conselheiros tutelares em Curitiba estiveram no Salão de Atos do Parque Barigui para uma reunião de apresentação das regras da campanha eleitoral, que já começou. Até o dia 30 de setembro mais de 150 candidatos poderão disputar a atenção e o votos dos eleitores curitibanos pela chance de eleger conselheiro tutelar em uma das dez regionais da cidade.

Durante o encontro, que ocupou toda a manhã, algumas polêmicas mobilizaram os candidatos. A principal: a necessidade de registrar os perfis dos candidatos em redes sociais junto a Comissão eleitoral. A regra, estipulada no regulamento da eleição, determina o registro para controle do uso que será feito desses perfis na divulgação de propaganda eleitoral.

Segundo a presidente do Comtiba, Cristiane Faria Honório, os candidatos precisam informar os links dos perfis de campanha através do email [email protected]. O registro conta a partir do envio do email. Com isso os links informados passam a ser considerados perfis oficiais da campanha, de maneira semelhante ao que ocorre nas eleições regulares.

Outro tema “polêmico” foi a gravação da reunião deste sábado para participação posterior de candidatos que são adventistas e, portanto, não podem participar de atividades externas aos sábados. A proteção a liberdade religiosa, que está na Constituição Brasileira, assegura a qualquer brasileiro a liberdade de culto e o direito de observar data religiosa. Durante a reunião desse sábado alguns candidatos questionaram a possibilidade de candidatos que não podem trabalhar aos sábados atuarem como conselheiros, dada a necessidade de participar de plantões.

Ainda segundo o Comtiba, a proteção legal à liberdade de culto faz com que seja obrigatória a acomodação da observação de data religiosa sem, porém, prejudicar a isonomia. Ou seja, a pessoa que guarda o sábado precisa compensar a ausência nesses dias em outros dias da escala de plantões.

Durante a manhã, além de poder encaminhar dúvidas aos representantes da Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Paraná que acompanharam o evento e ao departamento jurídico da Fundação de Ação Social (FAS), os candidatos também participaram do sorteio dos números de candidato e tiraram a foto oficial para a urna.

Regras de campanha

Com o início da campanha eleitoral, começam também o acompanhamento do Ministério Público, OAB e população para garantir o respeito a legislação na disputa. Mas o que podem fazer os candidatos e candidatas ao Conselho Tutelar? A eleição deve respeitar a resolução 23.610/2019 do Superior Tribunal Eleitoral.

É vedado:

  • abuso do poder político, econômico ou religioso
  • distribuição de bens ou benefícios de qualquer valor aos eleitores
  • troca de votos por promessas de benefícios, vantagem financeira
  • uso de elementos partidários
  • disparos em massa por sistemas de envio de mensagens
  • divulgação em grupo ou chapa
  • uso de informações falsas pelo/a candidato/a
  • propaganda veiculada antes do início do período de campanha
  • promover a discriminação contra a mulher, raça ou etnia
  • perturbar a ordem ou causar dano
  • fazer campanha dentro dos locais de votação
  • fazer campanha ou veicular material de campanha em templo de qualquer religião
  • transportar eleitores no dia do pleito

É liberado

  • produção e distribuição de santinho de campanha em que conste nome, número, foto e currículo do candidato
  • uso dos perfis do candidato nas redes sociais registrados junto ao Comtiba
  • realizar campanha de forma individual
  • participar de entrevistas e debates na imprensa
  • envio de mensagens a endereços e números previamente cadastrados

A denúncia de irregularidades em propagandas eleitorais pode ser feita diretamente à FAS, pelo site ou diretamente no protocolo, e também via Ministério Público.

Plural nas eleições 2023

A equipe do Plural esteve na reunião deste sábado distribuindo questionários para os candidatos e tirando fotos deles. O jornal, que é o único da cidade a cobrir a eleição para o Conselho Tutelar, irá produzir perfis de cada candidato com base nas respostas dos questionários. Quem não esteve na reunião de hoje poderá acessar e responder às perguntas através do link. Serão publicados perfis de todos os candidatos na ordem de envio dos questionários para a redação.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima