Aulas na rede municipal voltam em 14 de fevereiro; confira o calendário de 2023

Para o ano que vem, a Secretaria Municipal de Educação preparou ações para recompor as aprendizagens no período pós-pandemia

As aulas nas 415 unidades de ensino da rede municipal de Curitiba vão começar no dia 14 de fevereiro de 2023. São 140 mil crianças matriculadas nas etapas da Educação Infantil e Ensino Fundamental em 185 escolas e 230 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs). As datas do próximo ano escolar foram divulgadas pela Secretaria Municipal de Educação (SME) nesta segunda-feira (19). 

Conforme o calendário, as aulas irão até o dia 22 de dezembro, com férias até 31 de janeiro e recesso em julho, de 7 a 23/07. O cronograma prevê ainda 10 feriados que cairão em dias de semana durante o ano letivo: 

  • 20, 21 e 22/02 (segunda, terça e quarta-feira) – Carnaval
  • 07/04 (sexta-feira) – Paixão de Cristo
  • 21/04 (sexta-feira) – Tiradentes
  • 01/05 (segunda-feira) – Dia do Trabalho
  • 08 e 09/06 (quinta e sexta-feira) – Corpus Christi
  • 07/09 (quinta-feira) – Independência do Brasil
  • 08/09 (sexta-feira) – Nossa Senhora da Luz dos Pinhais 
  • 12 e 13/10 (quinta e sexta-feira) – Nossa Senhora Aparecida
  • 02 e 03/11 (quinta e sexta-feira) – Finados
  • 15/11 (quarta-feira) – Proclamação da República 

Os calendários para escolas, CMEIs, escolas especiais e centros municipais de atendimento educacional especializado (CMAEEs) diferem um pouco quanto à divisão de semestres e datas de atividades como conselhos de classe, reuniões administrativas e Semana de Estudos Pedagógicos. No entanto, para todas, o início e término das atividades escolares, férias e recessos são os mesmos.

Aulas presenciais

Durante 2020 e 2021 os estudantes tiveram aulas nos formatos remoto e híbrido. Porém, desde o início deste ano, as aulas estão sendo realizadas em formato presencial. Para 2023, a SME adotou algumas ações para recompor o aprendizado no período pós-pandemia e auxiliar na retomada das atividades escolares de forma presencial, como os Cadernos Pedagógicos de Unidades Curriculares de Transição e o Programa de Recomposição das Aprendizagens (Praer).

Vagas

Para matricular crianças em uma escola ou centro de educação infantil municipal, é preciso cadastrá-las pelo site Cadastramento Escolar (para crianças que vão cursar o Pré ou o 1º ano do Ensino Fundamental) ou pelo Cadastro Online (para crianças de zero a três anos). Para estudantes do 2º ano ou outra série posterior é necessário procurar o núcleo regional da Secretaria Municipal de Educação.

Segundo a SME, todas as crianças a partir dos quatro anos cadastradas na rede municipal de ensino serão atendidas, uma vez que o serviço é universal para estudantes partindo desta idade.

Há fila para o cadastramento apenas para o público de zero a três anos. Conforme a pasta, a ordem de chamamento dos alunos segue critérios de prioridade, como vulnerabilidade e situações em que os pais que trabalham fora de casa, por exemplo. 

Desde 2019 a solicitação de vaga é realizada de forma totalmente online. Por isso, quem não tem acesso à internet pode procurar os Núcleos Regionais da Educação, nas Ruas da Cidadania.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima