A história de Arlete Hilu, traficante de bebês, vira tema de podcast

Produzido em parceria por Plural e Rádio Novelo, episódio sobre quadrilha que apavorou o país nos anos 80 estreou nesta quinta-feira

O nome de Arlete Hilu era capaz de despertar medo e calafrios nos anos 1980. Para quem morava no Paraná e em Santa Catarina naquela época, a revelação dos crimes em série de uma sequestradora de bebês foi um choque – e embora hoje a história esteja esquecida por muita gente, o tráfico de bebês feito pela quadrilha de Arlete continua tendo sequelas para muitas famílias no Brasil e para seus filhos que foram levados para outros países.

A história de Arlete Hilu e das centenas (talvez milhares) de crianças traficadas por ela e sua quadrilha é o tema do novo episódio do podcast “Rádio Novelo Apresenta”. Produzido em parceria pela Rádio Novelo (produtora responsável por séries como “Praia dos Ossos” e “Crime e Castigo”) e pelo Plural, o episódio tem reportagem de Rogerio Galindo e Felippe Aníbal.

Para contar a história, os repórteres entrevistaram quem participou da descoberta dos crimes na época, começando pela jornalista Elza Aparecida de Oliveira Filha, que trabalhava em O Globo e que foi a primeira a publicar uma reportagem sobre o assunto. Elza ficou sabendo do tráfico de bebês durante uma consulta no obstetra, e a partir daí foi atrás da quadrilha para saber o tamanho do que estava acontecendo.

A reportagem do Plural também falou com os delegados que cuidaram do caso, para traçar o trabalho da polícia, e par a contar o caso de crianças raptadas na época – o exemplo mais famoso é o da menina Bruna Vasconcellos, que graças a um trabalho hercúleo de sua mãe, Rosilda, foi trazida de volta para o Brasil.

Felippe Aníbal também falou com brasileiros que hoje moram em Israel e com suas famílias aqui, e com gente que até hoje tenta reconstruir seu passado. O repórter também foi atrás da própria Arlete, hoje com mais de oitenta anos, mas descobriu que ela já não tem condições mentais de dar uma entrevista.

Para a coordenadora-geral do Plural, a jornalista Rosiane Correia de Freitas, a parceria com a Rádio Novelo é parte de um caminho importante que o novo jornalismo independente brasileiro vem fazendo. “Tem muitos veículos bons, excelentes produtoras, e é importante a gente trabalhar junto, somar forças com o que cada um sabe fazer de melhor”, afirma.

Quem quiser seguir o podcast no Spotify pode clicar aqui.

Sobre o/a autor/a

4 comentários em “A história de Arlete Hilu, traficante de bebês, vira tema de podcast”

  1. Minha tia avó teve um relacionamento com a Arlete e como ela era juíza ela participava da quadrilha, sempre me falavam isso na família com certa naturalidade mas achava que era mentira, até ver na internet a mesma coisa que era dita em casa…inclusive, os filhos da minha tia foram comprados também

  2. Faça o teste de ancestralidade do Genera, pode ajudar encontra-lo, talvez ele tenha feito e fica no banco de dados. também procuro minha familia, sou de 87, mas posso ser de 86.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima