Apenas 25% das candidaturas ao Conselho Tutelar na Matriz são masculinas

Entre os atuais conselheiros, 30% são homens

Apenas 25% dos candidatos ao Conselho Tutelar na Regional Matriz são homens: é o que mostra um levantamento feito pela equipe do Plural em parceria com estudantes universitários de Jornalismo. No total, 12 pessoas disputam as dez vagas da regional na eleição que ocorre no dia 1º de outubro, e apenas três delas são homens. 

O voto nas eleições é facultativo e os locais de votação de cada regional já foram definidos. A campanha eleitoral ocorre até o dia 30 de setembro.

Conselho Tutelar

A eleição que escolherá os próximos conselheiros tutelares das dez regionais do município de Curitiba ocorrerá no próximo dia 1° de outubro, das 8h às 17h. Na disputa pelos dez cargos da regional Matriz, 12 candidaturas foram habilitadas – 9 mulheres e 3 homens. No total, 18 candidatos foram registrados, mas 6 foram considerados “inabilitados” pela Comissão Eleitoral da Fundação de Ação Social (FAS), que regula o processo. 

Leia também: Candidatos ao Conselho Tutelar começam propaganda eleitoral

Na atual gestão, sete mulheres e três homens ocupam o cargo de Conselheiro Tutelar na Matriz. Eles tomaram posse em janeiro de 2020, após uma disputa eleitoral que teve uma taxa de 60% de reeleição na regional. 

Seis dos atuais conselheiros tutelares da Matriz registraram candidaturas para a eleição deste ano, mas apenas três tiveram sua vaga na disputa habilitada. São duas mulheres (Solange Colnaghi Ribeiro, Maria Gislene Gouvea) e um homem (Michel Fonseca Ferreira) que poderão ser reconduzidos ao cargo no pleito que se aproxima.

Em todas as regionais, são cerca de 150 candidatos para as 50 vagas de Conselheiro Tutelar, dez para cada uma das cinco regionais.

__

A cobertura das eleições do Conselho Tutelar é feita pelo Plural, coordenada pela CEO Rosiane Correia de Freitas com apoio de estudantes de jornalismo de Curitiba.

Texto com supervisão das jornalistas Aline Reis e Cecília Zarpelon. 

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima