Angeloni começa a erguer unidade no hospital psiquiátrico do Bom Retiro e gera revolta

Moradores marcam evento para o próximo domingo em defesa do espaço, que eles queriam um bosque

Demolido em 2012, o antigo Hospital Psiquiátrico do Bom Retiro começou a dar lugar à estrutura de um supermercado. O espaço – considerado histórico e simbólico para a cidade – vai abrigar a quarta unidade da rede Angeloni em Curitiba. Moradores que defendem a intervenção da prefeitura para a construção de um bosque no local farão um evento no próximo domingo (9) com o objetivo de chamar a atenção da causa.

O grupo catarinense confirmou a aprovação do projeto. Disse que ainda não existe um cronograma de obras, mas que vai manter parte da área preservada conforme compromisso assumido junto aos órgãos ambientais.

A fase inicial das obras começou há cerca de duas semanas, após um longo período de imbróglio judicial. Tapumes e arames isolam o espaço, mas fotos aéreas mostram parte do verde já consumido.

A discussão de transformar a área em um parque aberto ao público não é de agora. Começou em 2018, quando foi anunciado o projeto do supermercado no lugar que abrigou as instalações do hospital psiquiátrico por quase 70 anos. O comunicado gerou intensa mobilização social. Moradores do entorno encaminharam uma petição à prefeitura contrária à desfiguração urbana da área de quase 60 mil metros quadrados, dos quais praticamente metade corresponde ao bosque. O documento teve mais de 12 mil assinaturas.

Segundo o Angeloni, a empresa adquiriu 17 mil metros quadrados para a obra, na parte sul do terreno maior, sendo que quatro mil metros quadrados são compostos por bosques nativos.

Em 2013, o Ministério Público do Paraná (MPPR) já havia ajuizado uma ação civil pública tentando fazer com que a prefeitura reconhecesse o imóvel como Unidade de Interesse de Preservação (UIP) e, consequentemente, reconstruísse o hospital nos moldes originais. O processo também pediu à Justiça que impedisse o município de autorizar qualquer intervenção no bosque nativo e na Área de Preservação Permanente (APP) em volta, com proposta de condenação e multa para ações contrárias. Os requerimentos foram atendidos em liminar, que acabo julgada improcedente em maio de 2020. Em março do ano passado, a ação transitou em julgado, e o caminho para o empreendimento ficou livre.

Hospital psiquiátrico do Bom Retiro

Embora o terreno nunca tenha pertencido ao poder público – passou das mãos da Federação Espírita do Paraná (FEP) para uma construtora e, então, para o Angeloni -, o grupo de moradores que levantou as assinaturas para o abaixo-assinado diz não haver necessidade de um novo estabelecimento do tipo na região. A menos de 800 metros de onde será erguido a nova loja da rede estão localizados outros dois grandes supermercados de grande porte.

“Uma das nossas preocupações é o que realmente vai acontecer. Eles dividiram o terreno no meio, há um boato que parte do bosque foi devolvido à prefeitura. Se realmente foi doada, quem vai cuidar e no que vai ser transformado? É o que a gente gostaria de saber”, disse  Eloy Fassi Casagrande Junior, um dos mobilizadores da manifestação marcada para o próximo domingo.

Professor da Universidade Tecnológica do Paraná (UTFPR), onde coordena o Grupo de Pesquisa Tecnologia e Meio Ambiente, Casagrande diz ainda também haver uma inquietação entre moradores em relação ao impacto da obra na fauna e na flora características do bosque.

“Tem toda uma memória ali que a gente gostaria de preservar, uma história importante que poderia ser incorporada ao bosque e fazer dele um parque diferente dos demais”.

Em nota, o Angeloni afirmou que “o processo de licenciamento para a construção da loja incluiu todos os estudos ambientais necessários para concessão de licença” e que os 4 mil metros quadrados formados por bosques nativos, dentro dos 17 mil metros quadrados adquiridos, serão integralmente preservados e mantidos, conforme compromisso assumido junto aos órgãos ambientais.

“O Projeto de Revitalização de Bosque Nativo Relevante tem como fundamental objetivo a recuperação ecológica e o enriquecimento florestal com plantas de espécies nativas”, diz o texto.

O terreno onde funcionou o Sanatório Bom Retiro, depois transformado no Hospital Espírita de Psiquiatria, foi legado de um dos patronos do espiritismo no Paraná, Lins de Vasconcellos. A desejo do religioso, corpo dele foi enterrado no local. Com a demolição, em 2012, os restos mortais tiveram de ser transferidos.

Em 2017, quando a ação civil pública movida pelo MP ainda tramitava, Rafael Greca chegou a afirmar que o antigo hospital psiquiátrico receberia o Memorial Paranista e o Jardim de Esculturas João Turin. Ambas as homenagens foram inauguradas no parque São Lourenço em maio do ano passado – exatamente quando a Justiça deu por encerrado o processo aberto a pedido da Promotoria de Meio Ambiente.

A prefeitura se manifestou após a publicação do conteúdo. Segundo a Secretaria de Urbanismo, o espaço do antigo hospital é formada por dois lotes de propriedade particular, e em um deles foi autorizada a construção do hipermercado. O alvará foi emitido em 25 de julho deste ano e determinou, segundo a pasta, a manutenção do bosque, situado na parte dos fundos do terreno.

Evento

Moradores do entorno do hospital programam para o próximo domingo um movimento para cobrar respostas da prefeitura em relação ao abaixo-assinado enviado pelos moradores e que nunca resultou em diálogo.

O ato será em forma de evento. Chamado de “minimercado cidadão”, será uma feira a céu aberto, com trocas de brinquedos, livros infantis e figurinhas da copa e apresentação do ator e contador de histórias Carlos Daitschman.

“Ao lavar as mãos e ignorar mais 11 mil assinaturas e nada fazer para impedir a chegada de um imenso Angeloni no Parque Bom Retiro, o prefeito repete como farsa a épica vitória de Josué sobre os amorreus – quiça a mais antiga representação de um eclipse na Bíblia”, diz o post na página do movimento, que desde formado é conhecido como a “Causa mais bonita da cidade”.

O evento está programada para a Rua Nilo Peçanha, das 10h30 às 16h30.

Sobre o/a autor/a

12 comentários em “Angeloni começa a erguer unidade no hospital psiquiátrico do Bom Retiro e gera revolta”

  1. Davi Rodrigues D'Almeida

    A Memória Esquecida
    A história se repete, tantos outros nosocômio foram desativados e esquecidos pelo poder público, que hoje discursa em criar casas de atendimento a saúde da população o caso do antigo hospital Bom Retiro não é diferente. Unidade responsável por atender uma população doente num período de muitas dúvidas no campo da saúde mental, mas de uma importância histórica de sua memória, que deve ser preservada; E a transformação em um parque e memorial é certo, quanto ao empreendimento comercial apesar da insatisfação de muitos, deve ser visto como algo normal, apenas devemos exigir do poder público a manutenção desta memória em respeito as centenas ou milhares de pacientes que por lá foram assistidos, assim como dos profissionais da sua época. O poder público deve isto a sociedade. Não se apaga uma memória apenas transferindo o prédio de lugar, precisa ser ouvido o grito no silêncio.

  2. Cadê o prefeito? Que na hora de responder no twitter sobre críticas sobre multas de trânsito,diz que é só respeitar as leis de trânsito,bom e agora ? será que não tem alguma lei de meio ambiente?ou o bom senso do edil ou o respeito pelos votos recebidos dos seus eleitores,ou será que ele quer que o povo se lixem hein,bom que eu saiba ele está de boa com certeza terá ou já tem uma boa aposentadoria,isto aí só nos faz cada vez mais não acreditar nos políticos que governam mais para eles mesmo e para a eleita alta

  3. Sholllommon mazzall

    Vergonhoso isso.
    Onde somente os PODEROSOS E POLITICOS, visam DESONHORAMENTE, o lucro em forma de vergonha e ESCÁRNIO.
    Onde estão os nossos promotores e juízes, do MEIO AMBIENTE.
    Em quem acreditar, nas leis criadas em DETRIMENTO DAS MINORIAS OLIGARQUIAS,
    ou para defender o COLETIVO.
    Todos voces lembram quando cortaram o PASSEIO PÚBLICO, alguém também falou q ué usando o espaço para FAVORECER MILIONÁRIOS DOS TRANSPORTES COLETIVOS. O PASSEIO PÚBLICO, Continuarei com o mesmo tamanho?????.
    Situação igual a conteceu, na avenida Anita Garibaldi, sentido Almirante Tamandare, colado ao parque barreirinha, uma construtora ENCHEU DE TAPUMES, e começou a destruir a mata nativa, destruindo boa parte parte daque BIOMA.
    E as pessoas que ali moram por séculos, como forma de HERANÇA FAMILIAR, sequer vó seguem cortar um pinheiro ou árvore que está ameaçando a SEGURANÇA DE SEU PATRIMÔNIO E FAMÍLIA.

    SE POSSÍVEL, PASSAR AP PROFESSOR CASAGRANDE, ESSE MEU RELATO.
    GRATO.

  4. Gostaria q um novo hospital psiquiátrico q atenda ao SUS tbm fosse levantado, o Bom Retiro estava jogado atrás do antigo mercado Big no Jardim das Américas e com superlotação além de péssimo atendimento, vi isso ao visitar uma amiga. TDS com os mais diferentes problemas td junto e misturados, pessoas andando num frio intenso quase sem roupa, faziam necessidades no pátio, uma barraquinha vendia café e doces aos internos mas tinham qvter crédito, quem não tinha ficava mendigando um cafezinho ou golinho p quem tinha e nem sempre ganhavam. Não sei se ainda existe mas era um lugar medonho. E o cafezinho com leite deveria ser constante e de graça como nos hospitais particulares. Muita pena dos internos já abandonados por famílias e maltratados por funcionários na época.

  5. Morei muitos anos lá
    Minha infância foi subir nessas árvores e fazer de cavalinho. Hj em dia eh rara ver isso
    Sinto saudades vontade de voltar no tempo
    Meu pai trabalhou a anos na horta que tinha lá
    E minha mãe na cozinha do hospital
    Bons tempos 🥰
    As vezes desço no ponto em frente e fico olhando
    Que vontade de entrar lá e ver se ainda existe nossa antiga casa
    Se virar um bosqie mesmo será maravilhoso

  6. Que notícia triste pois aí vemos que o dinheiro fala mais alto minha família tem uma área de 18,500 m2 no Santa Cândida desmatei uma área de 2,500 m2 para fazer um acesso e a minha casa na área dei minha herança…o meio ambiente aplicou muita e tivemos que contratar um Eng ambiental para fazer um projeto de recuperação de área dizendo que essa área foi adquirida em 1972 e tinha pouca vegetação agora não podemos mais fazer nada no terreno….mas como é um grupo que tem muito recursos vai ser liberado pra construir… escrevam o que estou falando.muito obrigado

  7. A extraordinária idéia da população em tornar está área no Bosque Bom Retiro é além de uma ação ambiental de preservação do ecossistema, da Fauna e da Flora, uma forma de preservar a nossa amada cidade e a memória que o antigo Hospital nos remete. Acredito que nossos gestores hão de pensar melhor sobre essas obras gigantescas pela cidade, que pouco contribuíram para com nossa História. Cidades como São Paulo, cujas áreas verdes foram concretadas, expõem a população a sérios desastres ambientais e sociais. Saudades do Nosso Bairro Eco Ville, o que antes era um corredor de árvores, está se tornando num corretor de concreto. Pensemos nisso

  8. Pois é… tendo dinheiro não há coisas impossiveis( numa música de belchior, alias)
    Vai vc pedir pra prefeitura autorização pra remover 1 (UM) Pinheiro que tá ameaçando rachar a estrutura da sua casa ou o muro do seu jardim pra ver se vc consegue…. vai….

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima