Alunos da PUC ganham duas estações para esquentar comida

Estações com micro-ondas foram doadas por incorporadoras de prédio próximo à universidade

Os estudantes da PUCPR ganharam mais duas estações no campus de Curitiba para poder esquentar e comer a comida que levam de casa. As novas estações “Rangô” foram doadas pelas incorporadoras Altma e Hiex – as anteriores foram compradas pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE).

O projeto criado pela PUC ajuda os alunos a economizarem e a se alimentar bem. Muitos alunos vão direto do trabalho para a faculdade, por exemplo, e se não tiverem onde preparar uma refeição podem ficar sem se alimentar, ou acabar comendo bobagens tipo salgadinhos pouco saudáveis.

A obra das estações incluiu a infraestrutura elétrica e hidráulica para o funcionamento das estações. Agora, já existem estações nas praças de alimentação dos blocos Azul, Laranja, Amarelo e Vermelho.

“Para nós, foi um privilégio contribuir para essa expansão e fizemos uma força-tarefa para deixar as estações prontas no período de férias, para que estivessem disponíveis para uso já no retorno das atividades acadêmicas de 2024”, conta o sócio e diretor da incorporadora, engenheiro Gabriel Falavina. As aulas do primeiro semestre começaram nesta semana.

A construção das novas Estações Rangô é parte de uma ampla parceria firmada entre a incorporadora Altma e Hiex Empreendimentos e a PUCPR. O termo inclui a doação de recursos para obras da sede da Associação Vila Torres, comunidade vizinha da Instituição, e uma série de atividades de ensino e extensão envolvendo universitários de diversos cursos, em todas as etapas do projeto e da construção de um empreendimento de moradia estudantil, que será erguido em frente ao campus Curitiba.

Entre as ações previstas estão a criação de uma disciplina e de Programa Institucional de Bolsas de Empreendedorismo e Pesquisa (PIBEP) apadrinhados pelas incorporadoras, além de programas de estágio remunerado. “A parceria abre portas para que a gente esteja de mãos dadas com o mundo acadêmico e a comunidade próxima da PUCPR, a Vila Torres. O empreendimento que estamos desenvolvendo é 100% voltado para os estudantes, então, ter esse contato nos abre várias oportunidades, que retribuímos dando a esses estudantes possibilidades de aprendizado prático”, diz Falavina.

Por meio da parceria, os estudantes também já vêm participando de hackathons e ideathons com premiações, além de concursos culturais, como o que selecionou as intervenções gráficas que coloriram os muros do HUB ALTMA HIEX, uma praça de uso compartilhado construída no terreno do futuro empreendimento multirresidencial. Até o início das obras, previsto para o segundo semestre de 2024, o terreno em frente ao câmpus pode ser aproveitado pela comunidade para o lazer e prática de esportes. O espaço, inaugurado no ano passado, tem quadras de beach tennis e basquete, além de espaços para a realização de eventos, com paisagismo, iluminação e infraestrutura para a convivência.

O empreendimento residencial da Altma e Hiex no Prado Velho será o primeiro do modelo Student Housing da capital paranaense. O projeto terá cerca de 180 unidades, que vão de studios supercompactos a apartamentos de até quatro quartos, que poderão ser compartilhados entre estudantes. A gestão das locações terá o envolvimento de plataforma especializada, para integração dos universitários ao condomínio e à nova rotina na universidade.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima