Ação da PM na comunidade Nova Esperança mata jovem e deixa grávida ferida

A área, localizada a 700 metros da Prefeitura Municipal de Campo Magro, está ocupada por aproximadamente 1.200 famílias há mais de um ano

Na noite desta terça-feira (30), a Polícia Militar do Paraná realizou uma operação violenta na Ocupação Nova Esperança, localizada em Campo Magro, Região Metropolitana de Curitiba. A ação da PM resultou na morte do jovem Igor Cristiano da Silva, de 24 anos, e deixou baleada a companheira dele, uma adolescente de quinze anos. Segundo a Polícia Militar, os soldados agiram após serem alvejados. Dentro da casa onde estava o homem que foi morto a polícia encontrou drogas, uma arma e dinheiro (leia nota na íntegra ao fim do texto).

“A polícia entrou aqui na comunidade com o objetivo de executar e ainda sobrou para a companheira que foi baleada e levada para o hospital. Nós estamos em busca de notícias sobre a jovem, mas até agora não conseguimos saber para onde ela foi levada”, explica um dos líderes da ocupação.

A área, localizada a 700 metros da Prefeitura Municipal de Campo Magro, está ocupada por aproximadamente 1.200 famílias há mais de um ano, sob a organização do Movimento Popular por Moradia (MPM), e até o momento não havia sofrido com ações truculentas por parte dos policiais militares. 

“É aterrorizante a gente ter que passar por isso e ficar calado em casa com medo, como se nós fossemos os bandidos”, conta uma moradora da ocupação. “Está todo mundo muito assustado e tem muitas pessoas feridas também, eu mesma levei estilhaços na cabeça e no quadril”, completa.

Imagem de moradora ferida na ação policial

De acordo com os moradores, os policiais invadiram a ocupação com extrema violência e fecharam as entradas da comunidade. “O pessoal estava voltando do trabalho e a polícia não deixava passar, tinha mulher com criança pequena que morava do outro lado e a polícia não deixava passar, é indignante, uma revolta que não tem tamanho”, fala.

Nas redes sociais, o Movimento Popular por Moradia compartilhou vídeos que mostram a ação da PM e o uso de bombas de dispersão e balas de borracha. O MPM alega ainda que os policiais impediram os populares de se aproximarem do local da execução e os advogados de obterem informações a respeito.

NOTA DA PM SOBRE CONFRONTO EM CAMPO MAGRO-NOVA ESPERANÇA – 01.12.2021

De acordo com as informações do Boletim de Ocorrência, uma equipe da Rondas Ostensivas de Natureza Especial (RONE) recebeu a informação, através do setor de inteligência do BPChoque, que no endereço havia um homem com armas de fogo e que, rotineiramente, ameaçava moradores da região. Os policiais militares chegaram ao local, por volta das 22h40 de terça-feira (30/11), e o homem, ao perceber a presença policial, teria ameaçado a equipe dizendo que atiraria caso se aproximasse.

Ainda de acordo com o Boletim, neste momento, o homem teria feito um disparo de arma de fogo contra a equipe policial. Diante disso, os policiais militares entraram no imóvel e o suspeito atirou novamente, mas a equipe revidou e ele acabou atingido. O Siate foi acionado para prestar o devido atendimento médico, que constatou o óbito no local.

Os policiais militares ainda relataram no Boletim de Ocorrência que havia uma adolescente dentro da casa, a qual foi encaminhada como testemunha dos fatos. Ao todo, foram apreendidos pela PM uma pistola, de calibre .380, munições, três pinos de cocaína, R$ 2.469,00 em dinheiro, uma máquina de contar dinheiro e duas balaclavas em lã na cor preta.

Ainda segundo o Boletim de Ocorrência, durante o isolamento do local, pessoas tentaram furar o isolamento, atirando pedras e outros objetos contra as equipes. Diante dos fatos, foi necessária a utilização de meios não letais para conter a população.

Por Mayala Fernandes, sob orientação de João Frey

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima