Vereadores querem entregar Zoo de Curitiba para iniciativa privada

Atualmente a entrada no Zoo é gratuita com limite de 1,2 mil visitantes simultâneos

Os vereadores Amália Tortato (Novo) e Pier Petruzziello (PP) querem privatizar o zoológico de Curitiba e enviaram à prefeitura uma indicação de sugestão para que isso seja feito. A justificativa é que haveria economia R$ 6 milhões anualmente.

Atualmente o Zoo de Curitiba abriga cerca de 1,8 mil animais de 127 espécies diferentes, tanto nativas (araras, onças-pintadas, pumas, lobo-guará e tamanduás) quanto exóticas (chimpanzés, emus, flamingos e urso).

Na última semana os vereadores realizaram uma votação simbólica e encaminharam à prefeitura um documento defendendo que o Zoo seja concedido à iniciativa privada. A proposta, que não é um projeto de lei, mas uma sugestão, descreve que os insumos como alimentos, medicamentos e material de limpeza representam 33% dos custos do Zoo, enquanto 22% são custos fixos e 45% despesas com pessoal.

O texto da indicação salienta que “independentemente da modalidade a ser utilizada para a delegação do zoológico de Curitiba, é preciso ter em mente que a possibilidade de exploração de outras atividades pelo privado, com a implantação de outras formas de entretenimento e lazer que possam trazer maior rentabilidade para o projeto, permitirão maior atratividade ao negócio”.

Atualmente a entrada no Zoo é gratuita com limite de 1,2 mil visitantes simultâneos. O atendimento é de terça-feira a domingo, das 10h às 16h. A proposta apresentada por Tortato e Petruzziello não garante a gratuidade da entrada. Os vereadores Marcelo Fachinello (PSC) e Rodrigo Marcial (Novo) endossaram a indicação. Mauro Ignácio (União Brasil) propôs uma audiência pública para debater a privatização do Zoo.

Além de receber os visitantes, o “negócio” do Zoo de Curitiba integra um Termo de Cooperação Técnica que envolve o Ministério do Meio Ambiente, Instituto Chico Mendes e Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil (AZAB), com o compromisso de a cuidar de espécies ameaças de extinção.

Em Curitiba há dez espécies que estão em risco: muriqui-do-sul; mico-leão-da-cara-dourada; macaco-aranha-da-testa-branca; tamanduá-bandeira; onça-pintada; lobo-guará; jacutinga; ararajuba; jacucaca e sagui-da-serra-escuro.

Ao Plural a Secretaria de Meio Ambiente afirmou que tem investido em melhorias estruturais e de gestão antes de qualquer discussão. A secretaria ainda não recebeu a indicação da Câmara e, por meio da assessoria de imprensa, destacou que “hoje não há intenção de realizar a concessão do Zoo”.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima