Vereadores de Curitiba apoiam PEC que transforma Guarda Municipal em Polícia

Votação simbólica teve aprovação de moção. Apenas oposição foi contrária

A Câmara Municipal de Curitiba aprovou, de forma simbólica, a moção de apoio ao Projeto de Emenda à Constituição 57/2023, a chamada PEC da Polícia Municipal, que na prática dá às Guardas Municipais poder e atribuições de polícia.

Ao todo 21 dos 38 vereadores e vereadoras votaram favoráveis ao apoio, que, embora não tenha efeitos práticos, sinaliza para guardas municipais de Curitiba, que são favoráveis à mudança.

Leia também: Após admitir propina, Traiano escapa de processo que pedia cassação

A PEC tramita na Câmara dos Deputados e em Curitiba conta com a simpatia da Secretaria de Defesa Social e Trânsito, que é comandada pelo policial militar da reserva, coronel Péricles de Matos.

Com a aprovação da moção um documento será enviado aos deputados federais paranaenses em nome da mesa diretora da Câmara de Curitiba.

Sobre o/a autor/a

1 comentário em “Vereadores de Curitiba apoiam PEC que transforma Guarda Municipal em Polícia”

  1. Valnei Francisco de França

    Antes da “metamorfose” urge que discutamos “Políticas de Segurança Pública”. Responder como se dará as jurisdicões, o que será afeito à Polícia Militar?
    Um olhar mais acurado nos permite divisar que estamos longe de resolver as crises na Segurança Pública. Será, então, o momento ideal de se substituir às polícias militares pelas polícias municipais? Levando em conta que estás últimas possui BB a obrigação apenas de um município?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima