Requião Filho quer redes sociais mais ativas para campanha de Lula no Paraná

Reeleito, deputado afirma que PT precisa ser mais ativo na web, principalmente em aplicativos de mensagens

O deputado estadual Requião Filho (PT), reeleito com mais de 85 mil votos para a Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), avalia que o partido precisa utilizar mais as redes sociais para angariar votos para o ex-presidente Lula no segundo turno.

Nesta quarta-feira (5), membros do partido se reuniram em Curitiba para definir estratégias da campanha para o segundo turno. No Paraná, Lula teve apenas 31,42% dos votos. Entre as cidades mais bolsonaristas do Brasil, estão três paranaenses: Nova Santa Rosa, Mercedes e Quatro Pontes, na região Oeste.

Os deputados federais e estaduais eleitos pelo PT, PV e PDT no Paraná devem entrar na campanha do ex-presidente Lula com mais energia neste segundo turno, sobretudo usando a internet.

Requião Filho

Para Requião Filho, é preciso que o partido entenda a linguagem utilizada na internet. “Não adianta publicar teorias filosóficas. Cada rede social tem sua linguagem. As redes sociais estão mais para uma conversa de bar do que para uma aula”, diz.

Para comprovar a análise, o deputado usou seus perfis oficiais para publicar um vídeo onde se disponibiliza a conversar com eleitores sobre o ex-presidente Lula. “Tô me oferecendo”, é ó título da publicação, que já atingiu mais de 692 mil visualizações no Twitter. Há ainda 1,3 mil interações. E embora algumas não tratem exatamente da candidatura do ex-presidente, isso potencializa a imagem de Lula entre o eleitorado paranaense, que é majoritariamente bolsonarista (Bolsonaro, do PL, teve 55,26% dos votos válidos no Paraná).

Mídia

Apesar dos números, o parlamentar discorda que o Paraná tenha um eleitorado conservador. Para ele muitas pessoas estão alienadas por conta “da grande mídia”. “Em muitas grandes mídias, você não viu campanha. Não teve nada, não se falou em campanha”, diz.

O deputado, que deixou o MDB recentemente para ir para o PT, afirmou ao Plural que “estará na rua e nas redes sociais” pela campanha do ex-presidente.

Fake News

A campanha do candidato Lula tem patinado para combater publicações com desinformação. Antes da eleição, um boato sobre fechamento de Igrejas pelo petista tomou proporção enorme no Kwai e no WhatsApp.

O trecho original foi gravado em 20 de agosto, no Vale do Anhangabaú, mas foi editado para parecer que Lula fecharia os templos. O Comprova checou e desmentiu .

Em contrapartida, o presidente Bolsonaro tem lidado com um vídeo que circula desde 2017 no qual participa de uma reunião da Maçonaria, que cria um desconforto com o eleitorado evangélico.

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