Propriedade da família de Ratinho tem barragem de alto risco

Barragem de alto risco em São João do Ivaí está sob a responsabilidade do apresentador Ratinho.

Uma barragem em São João do Ivaí, região central do Paraná, está classificada como de alto risco pela Agência Nacional de Águas (ANA) e está sob a responsabilidade do pai do governador Ratinho Jr, Carlos Roberto Massa, o apresentador Ratinho.

Segundo a agência, as barragens são classificadas como sendo de alto risco depois da avaliação dos aspectos técnicos, estado de conservação e a existência de um plano de segurança.

A barragem Costa Rica tem capacidade para um bilhão de litros de água e tem baixo dano potencial; ou seja, sua área de vazão não contém área povoada. O local é usado para recreação e atividades de aquicultura.

No Paraná, a agência responsável pela fiscalização é a Aguas Paraná, que o governador Ratinho Jr. deve incorporar a uma nova autarquia a ser criada e que também vai incluir o Instituto Ambiental do Paraná (IAP). Como o Plural informou com exclusividade, o Paraná tem só quatro funcionários para fiscalizar todas as barragens do estado.

Procurado pela reportagem, o governo do Paraná informou que o Simepar deve iniciar na próxima semana um trabalho de avaliação de todas as barragens paranaenses. A partir desse trabalho será elaborado um plano de gestão de riscos.

O governo também informou que as barragens de alto risco do Paraná não têm a mesma periculosidade das de mineração, como a que rompeu em Brumadinho, Minas Gerais.

https://www.plural.jor.br/brumadinho-uma-visita-ao-vale-da-morte/

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima