Projeto que regula mototáxi em Curitiba emperra na Comissão de Finanças

Vereadores querem que autor da proposta apresente impacto financeiro do serviço à Saúde Pública de Curitiba

O Projeto de Lei que regula o serviço de mototáxi em Curitiba, do vereador Zezinho do Sabará (União Brasil), empacou na Comissão de Economia, Finanças e Fiscalização da Câmara. O texto vai voltar ao autor para que seja apresentado estimativa de impacto financeiro na saúde pública da cidade devido aos índices de acidente envolvendo motos.

O projeto enfrenta resistência da URBS e de taxistas porque economicamente pode beneficiar trabalhadores que usam o transporte público – o mais caro entre as capitais, e que, nas entrelinhas, pode retirar ainda mais passageiros dos ônibus.

Mototáxi

Em outra medida, a preocupação é com a saúde pública. Dados compilados do Programa Vida no Trânsito e divulgados pela prefeitura de Curitiba apontam que houve crescimento no número de acidentes fatais envolvendo motociclistas.

Saiba mais: Deputado quer que Procon multe apps que oferecem serviço de mototáxi no Paraná

Em 2019, foram registradas 52 mortes de motociclistas. No ano seguinte, 69. Em 2021, foram 76 mortes. Em 2022, somente até maio, foram 63 mortes. Isso ocorre, em parte, pelo aumento no número de pedidos de delivery por causa da pandemia e também pelo crescimento da frota de motos entre julho 2020 e julho de 2022, que foi de 3,92%.

Saúde

Os acidentes refletem no atendimento de saúde. Com isso, os vereadores da Comissão de Finanças querem mais detalhes de como isso pode impactar o serviço em Curitiba. O relator do projeto, Bruno Pessuti (Podemos), devolveu a proposta de Zezinho do Sabará pedindo justamente esse detalhamento.

Saiba mais: Plural mapeia império das empresas do Transporte Coletivo de Curitiba

“A gente entende que é fundamental este impacto porque os hospitais podem ficar abarrotados de feridos e, eventualmente, uma pessoa em necessidade não terá vagas para atendimento. [..] O objetivo maior na cidade é incentivar o transporte público”, disse o relator.

As discussões ocorreram na quarta-feira (23), quando começou a contar o prazo de 60 dias, prorrogável por mais 60, para que o autor se manifeste antes que o texto seja arquivado.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima