Partido Afrobrasilidade faz convenção estadual em Curitiba nesta sexta

Partido fundado negros e negras fará coleta de assinaturas e pretende lançar candidaturas já na próxima eleição

Nesta sexta-feira (08) acontece a convenção estadual do Partido Afrobrasilidade, em Curitiba, às 18h. O evento será na sede do Instituto Federal do Paraná (IFPR), R. João Negrão, 1285, no bairro Rebouças, e terá coleta de assinaturas para formalização.

De acordo com o coordenador do Afrobrasilidade no Paraná, José Luiz Teixeira, o partido já tem condições para participar do próximo pleito. “Hoje o partido já é vida. O Superior Tribunal Eleitoral já fez a sua aprovação. O que nós temos agora é que colher as assinaturas para que possamos de fato e de direito existir e teremos candidaturas a prefeito e a vereador no ano que vem”, explica.

As conversas para a criação do Afrobrasilidade foram iniciadas há pelo menos três anos e o partido está articulado em todas as regiões do Brasil. “É um partido que foi criado por negros para ter representatividade negra. Isso não desmerece outras pessoas não-negras no partido. É um partido que está aberto a todos e todas, mas foi criado pelo povo negro”, diz Teixeira.

Leia também: Em meio a crise por propina, Traiano prepara verba mensal para que deputados viajem de avião

O partido reúne representantes de quilombos, periferias e outras frentes que defendem os direitos da população negra brasileira e escolheu o número 95 para votação.

“Nós entendemos que o Brasil plural não é este que nós temos agora, onde negros e negras não têm o seu espaço, onde indígenas não têm o seu espaço. E no Afrobrasilidade nós delegaremos condições de todos terem voz, todos terem voto e todos terem cadeiras [nos espaços de poder]”.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima