Marcha do Orgulho Crespo integra calendário de eventos de Curitiba

Projeto foi aprovado pelos vereadores e sancionado do prefeito Rafael Greca (PSD)

Foi sancionada a lei que insere a Marcha do Orgulho Crespo no calendário oficial de eventos de Curitiba. O projeto aprovado na Câmara é de autoria da deputada federal Carol Dartora (PT), e foi apresentado em novembro de 2022, enquanto ela ainda era vereadora.

O projeto seguiu tramitação com as petistas Giorgia Prates e Professora Josete depois que Dartora foi eleita deputada. A aprovação aconteceu no início deste mês e já houve publicação em diário oficial.

A lei prevê que em todo 12 de Novembro é dia da Marcha do Orgulho Crespo. “A Marcha tem o objetivo de denunciar o racismo, conscientizar a população e oferecer momentos de troca de informações, técnicas e cuidados para a população negra de Curitiba e região, tendo em vista o racismo estético que afeta a construção de subjetividades, empregabilidade e gera violência contra a população negra”, diz o texto.

Leia também: A vida de Waltel Branco vira livro esta noite

Em Curitiba o Movimento Negro organiza a marcha desde 2016, que só foi suspensa durante o período da pandemia. Neste ano a Marcha reuniu centenas durante as atividades do Mês da Consciência Negra.

A partir de 2024 a Marcha está oficialmente no calendário do município o que na prática facilita a organização do evento.

Origem

A cantora Michele Mara foi vítima de racismo por conta do seu cabelo black power. O caso aconteceu na rua XV, em Curitiba. À época a artista registrou boletim de ocorrência (veja abaixo) e usou as redes sociais para demonstrar sua indignação.

foto de folha de sulfite com letras pretas
O boletim de ocorrência registrado pela artista | Foto: reprodução redes sociais

“Dona da loja de origem chinesa vem e começa a gritar com você em inglês e em português dizendo que você não pode experimentar porque seu cabelo pode danificar o produto, mas minha amiga que é branca pode”, publicou no Facebook em julho de 2016.

Desde então o Movimento Negro de Curitiba se organizou para realizar a Marcha, que valoriza a estética afro.

mulher negra
A cantora Michele Mara | Foto: reprodução redes sociais

*Com informações da Câmara de Curitiba

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima