Greca sanciona título para promotora de “cura gay”

Psicóloga diz que homossexualidade é resultado de confusão, trauma ou dinâmicas familiares "confusas" e defende "conversão"

Enquanto o grupo Mães pela Diversidade ainda aguarda ser recebido pelo secretário de Governo, Luiz Jamur, o prefeito Rafael Greca (PSD) sancionou o título de Cidadania Honorária concedido a psicóloga Deuza Avellar. Avellar é militante da chamada “cura gay”, uma prática condenada pelo Conselho Federal de Psicologia por estigmatizar pessoas homossexuais. A sanção do prefeito foi publicada no Diário Oficial do Município no último dia 10 de junho.

O grupo de mães que atua pela promoção dos direitos da população LGBTQIA+ tentava evitar a confirmação da homenagem, que consideram um desrespeito a causa, por atrelar a sexualidade a doença. Na própria sessão da Câmara em que a proposta foi aprovada pelos vereadores da cidade, o autor do projeto, Ezequias Barros (PMB) declarou que “a pedofilia” é defendida “pela esquerda”, quando suas colegas de legislatura se manifestaram contra a homenagem.

Além de uma afirmação falsa, Ezequias também ecoou com esse comentário uma falsa relação entre homossexualidade e pedofilia. Na realidade, pesquisas científicas como uma realizada pelo Hospital de Clínicas do Universidade Estadual de São Paulo apontam que a maior parte das pessoas que violentam sexualmente crianças e adolescentes são heterossexuais e a maior parte das vítimas são meninas. Além disso, mais de 80% são pessoas próximas das crianças, muitas vezes familiares.

Com a sanção, a Câmara fica livre para agendar a entrega da honraria.

Sobre o/a autor/a

2 comentários em “Greca sanciona título para promotora de “cura gay””

  1. Elton Casagrande

    Ao invés de evoluir como pessoas estamos voltando a idade média com este nível de politicos que temos. Politicos estes que são a cara da provinciana Curitiba. Dá nojo.

    1. Rosiane Correia de Freitas

      Elton, é desanimador realmente. Além de ser de uma hipocrisia gigantesca. Mais triste ainda foi ter visto isso acontecer sem qualquer resistência mais significativa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima