Governo questiona reportagem republicada pelo Plural

Governo e Grupo Massa questionam reportagem sobre terras do apresentador Ratinho no Acre

O governo do Paraná emitiu uma nota questionando a reportagem Ratinho, o Fazendeiro, publicada originalmente pelo site De Olho nos Ruralistas e reproduzida pelo Plural nesta quinta (22).

O governo sustenta que há no texto erros como o intertítulo “Ratinho Jr despejou mais de 500 famílias no Paraná”.

“Como se sabe, processos de desapropriação são ordenados pelo Poder Judiciário e cumpridos pela autoridade policial, sem qualquer relação subjetiva com o chefe de Poder Executivo”, diz a nota enviada ao Plural. A informação sobre os despejos do governo era um complemento à história dos despejos promovidos no Acre pelo apresentador e fazendeiro Ratinho, pai do governador.

O Grupo Massa, que reúne as empresas da família do apresentador Ratinho, também se pronunciou por meio de nota. No texto, diz que o grupo sempre se preocupou com a preservação ambiental e que as áreas pertencentes a Ratinho no Acre estão todas documentadas.

O governo diz lamentar também não ter sido ouvido. A reportagem, porém, diz que procurou o Grupo Massa, que é o principal objeto da matéria, desde o dia 13, mais de uma semana antes da publicação, sem resposta. A citação ao governo se limitou ao fato dos despejos, que são de conhecimento público. Ainda assim, ao republicar a matéria, o Plural deveria ter buscado ouvir o governo do estado.

Leia a nota do governo na íntegra

O Governo do Estado lamenta não ter sido procurado pelo De Olho nos Ruralistas ou pelo Plural na reportagem, publicada e republicada sem o mínimo de senso crítico.

Há no texto erros primários, como o intertítulo “Ratinho Jr despejou mais de 500 famílias no Paraná”. Como se sabe, processos de desapropriação são ordenados pelo Poder Judiciário e cumpridos pela autoridade policial, sem qualquer relação subjetiva com o chefe de Poder Executivo.

O Governo do Estado também desconhece a informação de “nove despejos, em diversas regiões do Paraná” porque não foi consultado sobre eles e não teve a chance de se pronunciar, contextualizar a questão e se posicionar diante das ilações políticas.

Nenhuma das supostas informações foi confrontada, restando, por óbvio, que se trata de mau jornalismo.

O Governo do Estado também lamenta a relação desarrazoada entre as desapropriações realizadas pela autoridade policial com as empresas e pessoas citadas, além do uso de imagens distorcidas e retiradas de contexto para satisfazer a vontade do texto.

Leia a nota do Grupo Massa na íntegra

Sobre a matéria veiculada pelo site De Olho nos Ruralistas e replicada pelo site Plural, o Grupo Massa reitera o compromisso que sempre teve com ações ambientais e de preservação.

Sobre a área de 149 mil e 400 hectares localizada no Acre, informamos que as terras estão documentadas e regularizadas pelos órgãos ambientais há mais de 20 anos. A área permanece preservada de acordo com as políticas do Grupo de Preservação da Floresta Amazônica.

O projeto do Grupo Massa para esta área e de manter a preservação da floresta e trabalhar com crédito de carbono.

Lamentamos a divulgação de informações inverídicas e sem fundamento e reforçamos nosso compromisso no combate as fake News.

Sobre o/a autor/a

1 comentário em “Governo questiona reportagem republicada pelo Plural”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima