Começa prazo para inscrição de candidatos ao Conselho Tutelar de Curitiba

Candidatos precisam ter mais de 21 anos e experiência na área de defesa dos direitos da infância

Estão abertas as inscrições para candidatos ao Conselho Tutelar de Curitiba. Os ocupantes das 50 vagas serão escolhidos pelo voto direto em eleição a ser realizada no dia primeiro de outubro deste ano. O Conselho Tutelar é um órgão independente responsável por fiscalizar o cumprimento da legislação de proteção à infância no município. O mandato do cargo é de quatro anos.

Segundo o edital da eleição, o período de inscrição de pré-candidaturas vai até o dia 11 de maio. É necessário fazer o cadastro no portal e-Cidadão da Prefeitura de Curitiba. E em seguida fazer o registro da candidatura no formulário online no site da Fundação de Ação Social (FAS). Curitiba tem dez regionais. Ao se candidatar, é preciso em qual regional o interessado irá concorrer.

Pode ser candidato quem tem mais de 21 anos, idoneidade moral, residência comprovada por pelo menos dois anos na regional, experiência de pelo menos três anos na defesa e proteção dos direitos da criança e declaração de que não ocupa cargo público ou cargo eletivo.

Os candidatos precisam também participar de um curso de formação e conseguir mais de 60% de aproveitamento no exame de conhecimento específico.

A última eleição foi marcada por uma série de problemas, começando pelo exame de conhecimento, questionado por vários dos candidatos. Parte da votação foi anulada, forçando a realização de uma segunda eleição.

Sobre o/a autor/a

5 comentários em “Começa prazo para inscrição de candidatos ao Conselho Tutelar de Curitiba”

    1. Rosiane Correia de Freitas

      Oi. Maria, se você não mora em Curitiba não pode ser candidata a conselheira tutelar em Curitiba. Mas pode na sua cidade de moradia. Rosiane

  1. Sou Psicóloga professora aposentada pela UFPR e tenho interesse em participar da eleição para o Conselho Tutelar. Estou buscando informações para a inscrição.

  2. Eleição de conselheiro tutelar é sempre uma vergonha. A começar pela campanha que fazem com a comunidade, sempre aliados a vereadores e igrejas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima