Começa o ano da eleição municipal. Veja os principais candidatos em Curitiba

Ex-prefeitos e novos nomes pretendem disputar o cargo; veja quais são as armas de cada um

A Prefeitura de Curitiba é o sonho de muitos políticos. Neste ano, sem a possibilidade de reeleição de Rafael Greca (PSD), o número de candidatos ao posto tende a ser alto, e ainda não há nenhum grande favorito. Veja quem está na disputa:

Luciano Ducci

Luciano Ducci. Ag. Câmara

Atualmente em seu terceiro mandato de deputado federal, Luciano Ducci foi prefeito entre 2010 e 2012, quando Beto Richa deixou a Prefeitura para disputar o governo do estado. Desta vez, como candidato do PSB, pretende ter um discurso mais social e ser o candidato com o apoio da esquerda. Tem grandes chances de conseguir o aval do PT e do PDT, além de outros partidos da base de Lula.

Eduardo Pimentel

Greca e Eduardo Pimentel | Foto: Pedro Ribas/SMCS

É o candidato oficial do PSD de Rafael Greca e de Ratinho Jr. Atual vice-prefeito, apareceu para a política num cargo burocrático no governo Beto Richa. Neto do ex-governador Paulo Pimentel, é irmão do atual presidente da Copel, Daniel Pimentel Slaviero. Ratinho deixou claro que quer vê-lo prefeito quando colocou Eduardo na Secretaria de Desenvolvimento Urbano, que hoje ele acumula com o posto de vice-prefeito.

Ney Leprevost

Ney Leprevost. Foto: AEN

O deputado estadual bateu na trave em 2016, quando chegou ao segundo turno contra o atual prefeito, Rafael Greca. Em 2020, foi traído por Ratinho, que fez naufragar sua candidatura para apoiar a reeleição de Greca. Agora pretende ser o candidato do lavajatismo. Está filiado ao União Brasil, partido do senador Sergio Moro, e investe no discurso anticorrupção.

Deltan Dallagnol/Fernanda Dallagnol

Deltan Dallagnol. Foto: Mattia Fossati

A participação de Deltan Dallagnol na eleição é uma dúvida. O ex-coordenador da Laja Jato se elegeu deputado federal com uma votação estrondosa, mas foi cassado logo em seguida pelo Tribunal Superior Eleitoral. Deltan diz que pode ser candidato, mas o risco de sua candidatura ser negada na Justiça é grande. Por isso, fala-se que ele pode lançar sua esposa, Fernanda, também filiada ao Nono.

Beto Richa

O ex-prefeito e ex-governador parecia morto para a política depois de ter sido preso três vezes a partir de 2018. Mas agora tenta um renascimento, que tem como base a sentença de Dias Toffoli, do STF, anulando todos os principais processos contra ele. Num PSDB esvaziado, conseguiria com facilidade a indicação.

Goura

Goura. Foto: Divulgação

O pedetista ficou em segundo lugar na eleição municipal de 2020, o que o credenciaria para ser o candidato do partido novamente. No entanto, há quem diga que a tendência é que o PDT acabe compondo com o PSB de Luciano Ducci. E nesse caso, Goura poderia ser o escolhido para a vice.

Carol Dartora

Carol Dartora. Foto: Carlos Costa/CMC

O principal entrave para a candidatura da petista é o próprio partido. Eleita vereadora e deputada federal com votações históricas, a primeira congressista negra do Paraná deixou claro que pretende disputar a Prefeitura. Mas o partido, guiado por Gleisi Hoffmann, pretende usar a eleição municipal para aumentar a base de Lula em Brasília.

Paulo Martins

Paulo Martins. Foto: Ag. Câmara

Ex-deputado federal, terminou a disputa pelo Senado em segundo lugar, atrás de Sergio Moro. Candidato pelo PL, teve apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro e da extrema direita. Seria essa a sua base caso fosse candidato em Curitiba.

Luizão Goulart

Luizão Goulart. Foto: Divulgação

Prefeito de Pinhais por dois mandatos, teve excelente avaliação popular. Depois disso, saiu do PT e se elegeu duas vezes deputado federal. Atualmente no Solidariedade, anunciou pela segunda vez que pretende ser candidato. Em 2020, desistiu em cima da hora.

Marcia Huçulak

Márcia Huçulak. Foto: Orlando Kissner/Alep

Secretária de Saúde de Curitiba durante a pandemia, entrou para o PSD e se elegeu com facilidade deputada estadual. É vista como a vice ideal de Eduardo Pimentel, mas dá sinais de que poderia tentar uma candidatura solo.

Sobre o/a autor/a

4 comentários em “Começa o ano da eleição municipal. Veja os principais candidatos em Curitiba”

  1. Celso Gomes Ribeiro

    Como sempre na política municipal, ” mais do mesmo”! E o que pode ser novidade acaba sendo “tolhidas” pelo próprio Partido!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima