Câmara arquiva homenagem a Olavo de Carvalho

Mas o vereador Eder Borges (PP), responsável pela homenagem, disse que vai apresentar um novo PL no ano que vem

Os vereadores de Curitiba chancelaram o veto do prefeito Rafael Greca (PSD) ao título de cidadão honorário para o guru do bolsonarismo Olavo de Carvalho (1947–2022). O autor do projeto de lei de homenagem, vereador Eder Borges (PP), disse que vai apresentar um novo PL no ano que vem.

Apesar de concordarem unanimemente com o veto, os mesmos vereadores haviam aprovado o PL da homenagem a Olavo de Carvalho em abril deste ano. Na ocasião a votação ficou 14 a 9. Votaram contra a homenagem Angelo Vanhoni (PT), Bruno Pessuti (Pode), Dalton Borba (PDT), Giorgia Prates (PT), Herivelto Oliveira (Cidadania), Leonidas Dias (Solidariedade), Marcos Vieira (PDT), Professora Josete (PT) e Professor Euler (MDB). Registraram abstenção Amália Tortato (Novo), Mauro Bobato (Pode), Mauro Ignácio (União) e Nori Seto (PP).

Não estavam presentes os vereadores durante a votação na qual foi a provada a homenagem Alexandre Leprevost (Solidariedade), Hernani (PSB), Maria Leticia (PV), Noemia Rocha (MDB), Salles do Fazendinha (DC), Serginho do Posto (União), Tico Kuzma (PSD) e Tito Zeglin (PDT).

Leia também: Câmara abre sindicância para investigar assessor do vereador Ezequias Barros (PMB)

Depois da aprovação, o projeto foi encaminhado ao Executivo, que apontou duas razões para vetar a homenagem: o projeto aprovado não trazia o termo “in memoriam”, porque foi apresentado antes do falecimento de Olavo de Carvalho e, além disso, o título de cidadão honorário deve ser destinado a pessoas que, “reconhecida e comprovadamente, tenham prestado serviços relevantes ao município”, conforme documento enviado por Greca à Câmara.

Novo PL

O próprio autor do PL votou a favor do arquivamento do PL, mas adiantou que apresentará um novo projeto no ano que vem no qual incluirá o termo “in memoriam”. A fala foi apoiada pelos vereadores Osias Moraes (Republicanos) e Rodrigo Reis (União Brasil).

Olavo de Carvalho nasceu em Campinas e morou em Curitiba no início dos anos 2000. Porta-voz da extrema direita, teve papel relevante na ascensão do bolsonarismo.

Sobre o/a autor/a

2 comentários em “Câmara arquiva homenagem a Olavo de Carvalho”

  1. Vamos orar para que no próximo ano o autor dessa excrescência já esteja cassado ou procure algo útil que fazer com o dinheiro do contribuinte. E aqueles vereadores covardes que apoiaram a iniciativa bizarra e agora concordaram com o veto, só demonstraram que são servis ao Prefeito. Ao menos nesse caso, uma servilidade útil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima