Se o ex-governador Carlos Alberto Richa resolver os problemas com a Justiça e entrar na disputa eleitoral do ano que vem, vai começar atrasado. A turma que o apoia não vai contar com uma ferramenta muito usada nas redes sociais. É que já tem outro Beto em campanha, e com a hashtag #Beto2020
No caso, o Beto que está bombando é Robert Francis “Beto” O’Rourke, um jovem político de 46 anos do Texas, nos Estados Unidos. Congressista democrata alinhado com o grupo de Hillary Clinton, ele tem sido lembrado como possível candidato na sucessão de Trump. Ou, como acontece aqui no Brasil, pode acabar levando a vaga de vice numa chapa presidencial.
O xará do paranaense Beto Richa é de El Paso, localidade importante no Texas, estudou em Nova Iorque mas voltou pra casa na hora de começar a carreira política. Defende a legalização da maconha, controles para a economia e considerou uma provocação quando Donald Trump fez de Jerusalém o endereço americano em Israel: ele apoia a tese de dois países, Israel e Palestina, convivendo em paz.
Beto O’Rourke não é o nome principal dos democratas para enfrentar Trump. Mas tem boas chances de ser uma voz importante na escolha do partido. Por enquanto, #Beto2020 continua forte nas redes sociais. Beto made in USA…