Alexandre de Moraes e Edson Fachin defendem sistema eleitoral brasileiro durante evento em Curitiba

Ministros criticaram a disseminação de fake news

A propagação das notícias falsas é um ataque ao Estado Democrático de Direito e a tática utilizada pelas milícias digitais é colocar em xeque o processo eleitoral e atacar o Poder Judiciário independente, afirmou o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que participou nesta sexta-feira (3), do VIII Congresso Brasileiro de Direito Eleitoral, em Curitiba.

Moraes questionou a utilização das redes sociais para propagação de fake news e fez uma análise sobre como agem os grupos responsáveis por essa disseminação, as chamadas “milícias digitais”. O ministro lembrou que o primeiro pilar da democracia a ser atacado neste embate é a imprensa. “A imprensa tradicional, séria, sofreu os primeiros ataques, numa tentativa de descredibilizar e embaralhar as informações verdadeiras com as informações fraudulentas”, disse durante o painel. A partir de agosto Alexandre de Moraes assume a presidência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e vai conduzir o pleito.

O atual presidente do TSE, Edson Fachin, também participou do encontro. Fachin também criticou a divulgação de notícias falsas e afirmou que a Justiça Eleitoral está agindo e preparada para garantir que as eleições ocorram sem percalços.

Edson Fachin defendeu a segurança das urnas eletrônicas e teceu duras críticas a quem questiona a credibilidade do processo eleitoral brasileiro. “[São] teorias conspiratórias sem um fiapo de apoio na realidade”, destacou o ex-professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Fachin argumentou que quaisquer dissensos devem ser resolvidos com diálogo, como vem fazendo a Justiça Eleitoral e lembrou sobre polêmicas criadas em relação às eleições, como auditorias nas urnas. O ministro explicou que desde 2002 é possível que partidos e coligações contratem empresas que sejam credenciadas junto ao TSE para auditar e receber dados da votação.

O Congresso Brasileiro de Direito Eleitoral é organizado pelos Instituto Paranaense de Direito Eleitoral (Iprade), Instituto Brasileiro de Direito Eleitoral (Ibrade) e pela Academia Brasileira de Direito Eleitoral e Político (Abradep).

Sobre o/a autor/a

1 comentário em “Alexandre de Moraes e Edson Fachin defendem sistema eleitoral brasileiro durante evento em Curitiba”

  1. Esses caras recebem para julgar questões constitucionais. Que raios estão se metendo em eleições? Tá sem nada para julgar no STF? Que absurdo de desperdício do nosso dinheiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima