Startup de Curitiba usa tecnologia australiana para otimizar fluxo de caixa de empresas

Roit Bank é a única startup autorizada a operar a Cash Flow Story no Brasil

O curitibano Lucas Ribeiro tirou de um livro a ideia de otimizar o controle do fluxo de caixa de empresas. Scaling up, de Verne Harnish, é um livro obrigatório entre empreendedores e em um dos capítulos trata justamente sobre as finanças e como elas impactam na prosperidade do negócio.

Os autores do capítulo, Alan Miltz e Joss Milner, criaram um método que mais tarde virou a chamada Cash Flow Story ou “História do Fluxo de Caixa”.

A ferramenta Cash Flow Story faz a verificação da saúde financeira da empresa de forma automatizada, gera gráficos, tabelas e aponta detalhamentos que dão mais segurança nas tomadas de decisão para os empresários em mais de 90 países, mais ainda não operava no Brasil.

Uma chamada de vídeo (mesmo com 14 horas de fuso) mudaram esse cenário. “Depois que li o livro, entrei em contato com eles, que não sabiam que existia essa demanda no Brasil, conheciam muito pouco. Tivemos que ‘tropicalizar’ o negócio, traduzimos tudo para o português, compramos licenças e disponibilizamos para nossos clientes”, conta Ribeiro, que é CEO do Roit Bank, responsável pela operação.

A startup já atendia clientes no nicho de contabilidade e redesenhou a alocação dos colaboradores, que passaram por treinamentos online para entender o funcionamento da ferramenta. O investimento para operar no Brasil foi de R$ 1 milhão.

Os próprios clientes do Roit foram os primeiros a usar a tecnologia, que atualmente é aplicada a 70 empresas em todo país.

Investimento

Para obter a ferramenta, empresários desembolsam, em média, R$ 30 mil anuais. O primeiro relatório é gratuito e fornecido pela Roit Bank e também é possível testar como funciona antes de fechar o negócio.

 “A contabilidade nas empresas é feita para questões de fisco. Via de regra para pagar impostos, ficar em dia com a Receita Federal. O que o Cash Flow Story faz é mostrar como está a saúde financeira da empresa realmente”, afirma Ribeiro.

O servidor do sistema fica na Austrália e oferece soluções que ajudam nas tomadas de decisões para aumento do preço; ampliação de volume de vendas; redução de custos; eliminação de despesas; redução do número de dias a receber, aumento dos dias do contas a pagar; e minimização do tempo da mercadoria em estoque.

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