Fique esperto: é permitido levar comida e bebida para o cinema?

Para além dos produtos vendidos nas bilheterias do próprio cinema será que dá para comprar em outro lugar?

Muitas salas de cinema proíbem o consumidor de levar sua própria comida para assistir aos filmes, mas fique esperto, porque isso viola as regras. De acordo com a diretora do Procon-PR, Claudia Silvano, há decisões do Superior Tribunal de Justiça (STJ) que derrubam essa prática.

Isso acontece porque a atividade fim dos cinemas é a exibição de filmes, não a venda de alimentos e bebidas. “[Não pode ser proibido] sob pena da configuração de uma venda casada”, explica Silvano. Ou seja, quem for ao cinema pode sim levar o lanche sem que haja nenhum empecilho na entrada das salas.

Além disso, conforme a Defensoria Pública do Estado (DPE), em caso de atrito, o consumidor pode exigir a apresentação do código de defesa e consultar a Lei 8.078/1990 que trata deste assunto.

Saiba mais:

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima