Letícia Sabatella e Daniel Dantas apresentam “Ilíada” no Guairinha

O primeiro projeto em que os artistas trabalham juntos entra em cartaz para três sessões em Curitiba

Depois de temporadas com casas cheias em várias cidades do Brasil, Letícia Sabatella e Daniel Dantas chegam a Curitiba com o espetáculo “Ilíada”, o primeiro projeto em que trabalham juntos. As apresentações são no Guairinha, nos dias 24, 25 e 26 de novembro (sexta a domingo), às 20h.

No palco, serão encenados dois cantos do poema épico de Homero, com texto traduzido por Odorico Mendes. O Canto I narra o o conflito interno entre os gregos e suas motivações, e fica a cargo de Daniel Dantas; e o Canto XX, encenado por Letícia Sabatella, fala do retorno triunfal do herói Aquiles ao campo de batalha.

Desafio

Os atores ressaltam a importância de atuarem em uma obra que exige muito de suas experiências, e que valoriza seus talentos. “Mergulhar neste universo da Ilíada é um fortalecimento de todas as musculaturas necessárias para a atuação, do imaginário à dicção, da poesia à resistência física, da sensibilidade à expressão corporal intensa”, diz Letícia.

Para Dantas, o espetáculo é uma oportunidade e um desafios em sua carreira. “É uma experiência inacreditável. Junta muitas coisas que eu queria fazer, como um monólogo, fazer um grego e ter uma atuação em que eu fizesse basicamente o narrador e ao mesmo tempo indícios de personagens”, fala o ator.

Leia também: Perfil: Jonatas Rodrigues Medeiros tem a ousadia de ser um ator em Libras

Cia Iliadahomero de Teatro

O espetáculo é dirigido por Octavio Camargo, que em 1999 fundou a Cia Iliadahomero de Teatro, que tem como objetivo trazer aos palcos o texto original de “Ilíada” e de outras obras literárias de interesse universal. A companhia já se apresentou em diversos países, inclusive na Grécia, onde “Ilíada” foi escrita. “Quando estivemos lá, soubemos que somos a única companhia de rapsodos do mundo, ou seja, com atores que falam os cantos de ‘Ilíada’ de cór, e isso já não existe nem na própria Grécia, o que foi uma grande surpresa”, comenta o diretor. A iluminação é de Beto Bruel, um dos maiores e mais premiados iluminadores cênicos do Brasil.


Espetáculo Canto I e Canto XX de “Ilíada”

Datas e horário: 24, 25 e 26 de novembro (sexta a domingo), às 20h.
Local: Teatro Guaíra – Auditório Salvador de Ferrante (Guairinha)
Endereço: Rua XV de Novembro, 971, Centro (Curitiba-PR)
Ingressos: Plateia a partir de R$ 50 (meia); e balcão a partir de R$ 40 (meia), à venda pelo Disk Ingressos.
Classificação: 12 anos
Duração: 70 minutos

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima