Show de Mélissa Laveaux em Curitiba tem música alternativa e feminista

A convite da Aliança Francesa, a artista franco-canadense filha de haitianos vem à cidade para apresentação única na Alfaiataria

A cantora, compositora e guitarrista Mélissa Laveaux faz apresentação única na cidade neste domingo (22). O show é o primeiro da artista na temporada que inicia no Brasil a convite da Aliança Francesa, com o apoio da Air France, da Embaixada da França no Brasil e do Institut français, além da Alfaiataria Espaço de Artes em Curitiba. 

Laveaux nasceu em Québec, é uma franco-canadense filha de haitianos e, hoje, está radicada em Paris (FR). A artista conquistou diversos prêmios e é reconhecida por sua identidade subversiva e feminista, e pela sonoridade alternativa de suas criações. Suas músicas autorais são envolventes, com o tom certo para conquistar ouvidos atentos a referências multiculturais.

Fora Curitiba, as cidades de Porto Alegre (RS), São Paulo (SP), Olinda (PE) e Salvador (BA) também recebem shows da cantora nos próximos dias. A apresentação na Bahia acontece durante a programação da etapa final do 16º Festival da Canção Aliança Francesa (em parceria com What the France Xique), o maior concurso dedicado à canção francófona do Brasil, evento que contou com a artista como uma das madrinhas convidadas. Ela participou de encontros virtuais com os participantes e masterclasses, para ajudar no desenvolvimento da carreira musical dos concorrentes selecionados para as semifinais e para a grande final.

Mélissa Laveaux

“Lilith”, faixa do novo álbum de Mélissa Laveaux. (Colors)

A artista iniciou a carreira cantando em inglês, crioulo e francês, pois são as línguas que ouviu e aprendeu na própria casa. Seus pais fugiram da guerra no Haiti durante a juventude e, depois, foram morar em Montreal, no Canadá. Foi lá que Laveaux nasceu, mas cresceu na capital do país, Ottawa. 

Em 2008, conquistou destaque no mundo da música com seu cover de “Needle in the hay”, de Elliot Smith, versão com ritmos afro-caribenhos e influência folclórica e guitarra fluida. Em seu currículo estão os prêmios da Fundação Lagardére e do Songs Of the Heart, além do conquistado em 2022, o troféu da Sociedade dos autores, compositores e editores de música – Sacem de Word Music. Agora sua produção tem como assinatura a voz suave, porém corajosa, e inspirações como o folk, blues, jazz, tropicália brasileira e tendências musicais haitianas.

O mais novo trabalho da cantora, compositora e guitarrista, seu quarto álbum, “Mama forgot her name was miracle”, foi lançado em 2022. As faixas são homenagens a várias mulheres esquecidas pela história. São 13 feministas e queers, da escritora feminista Audre Lorde até a mitológica figura de Lilith, que estão presentes no universo criado por Laveaux para esse disco. As canções confirmam a personalidade e a música da artista como alternativa, feminista e moderna. 

Festival da Canção Aliança Francesa

O festival é um concurso para cantores amadores e profissionais, o maior do Brasil dedicado à música francófona. As etapas semifinal e final são transmitidas ao vivo, nas redes sociais das Alianças Francesas, e o grande vencedor ganha uma viagem para Paris e um ingresso para o MaMA Festival & Convention, maior encontro da indústria musical na França. Também são premiados o segundo lugar e o vencedor da escolha do público. Nesta 16ª edição, as madrinhas do concurso são Mélissa Laveaux e a cantora brasileira Xênia França. 

Show de Mélissa Laveaux em Curitiba

No domingo (22), às 16h, na Alfaiataria Espaço de Artes (Rua Riachuelo, 274 – Centro – Curitiba). Ingressos à venda no site Sympla, a partir de R$ 15 (meia-entrada).

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima