“Fotografia está ligada à arquitetura e à engenharia de uma forma mágica”, diz o artista Ricardo Santonja

Fotógrafo que expõe suas imagens na Caixa Cultural, em Curitiba, procura transmitir as emoções que sente diante de projetos arquitetônicos

O artista plástico e fotógrafo Ricardo Santonja está em cartaz na Caixa Cultural com a exposição “Engenharia e Arquitetura Espanhola no Século XXI”, que tem o apoio da Embaixada da Espanha no Brasil.

A exposição reúne fotos de obras criadas por nomes importantes como Zaha Hadid, Jacques Herzog e Pierre de Meuron, e fica em cartaz até o dia 10 de abril (confira o serviço no rodapé da página).

Em entrevista ao Plural, o espanhol de Málaga – que é também geógrafo e arquiteto – procura explicar a ligação da fotografia com a arquitetura e a engenharia, e fala sobre o esforço de retratar um trabalho arquitetônico inteiro em apenas uma imagem.

Na arquitetura, qual é a personalidade da Espanha?

A arquitetura espanhola reflete uma liberdade criativa reconhecida no cenário internacional. Também é importante destacar as peculiaridades climáticas de cada  região da Espanha, que fazem de cada edifício um estudo que transita entre a arquitetura e a geografia.

O senhor é artista visual e fotógrafo. Para a exposição em cartaz na Caixa Cultura, por que escolheu expor apenas fotografias?

A fotografia está ligada à arquitetura e à engenharia de uma forma mágica. No mundo das tecnologias e dos telefones celulares, a fotografia é uma forma rápida de expressão, de diálogo direto com o observador. Poderíamos dizer que a fotografia é arte para todos. Escolho a fotografia como uma arte para todas as esferas da sociedade. Inclusive pela facilidade com que pode ser exibida e assim chegar a todos os cantos do mundo.

Qual é a principal característica das fotografias? Elas têm algo em comum?

Nas minhas fotografias, observo o trabalho arquitetônico em uma única imagem e sem tratamento digital de pós-produção. E tento me comunicar com o espectador por meio das emoções que sinto no espaço.

O artista plástico e fotógrafo Ricardo Santonja, que expõe na Caixa Cultural de Curitiba. (Foto: Divulgação)

Exposição

Engenharia e Arquitetura Espanhola no Século XXI — Obra em expansão pelo olhar de Ricardo Santonja. Galeria Mezanino da Caixa Cultural Curitiba (R. Conselheiro Laurindo, 280 – Centro). De terça-feira a sábado, das 10h às 20h; domingos, das 10h às 19h. Entrada gratuita. Agendamento e outras informações pelo telefone (41) 4501-8309. Em cartaz até 10 de abril.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima