“Música urbana” preenche lacuna importante na história do Legião Urbana

Livro do jornalista André Molina que fala da colaboração de Kadu Lambach com Renato Russo será lançado na sexta-feira (28)

Os fãs de Legião Urbana já podem comemorar. O tijolo que faltava para compreenderem a história da banda acaba de chegar às livrarias. “Música urbana: o início de uma legião”, do jornalista André Molina, fala sobre o período entre a primeira banda de Renato Russo, de punk, e a estreia do primeiro álbum da banda que tomou o Brasil de assalto nos anos 1980. 

O evento de lançamento acontece nesta sexta-feira (28), às 17h, na Biblioteca Pública do Paraná (BPP). A programação é gratuita e começa com uma sessão de autógrafos, seguida de um bate-papo e um pocket-show com o curitibano Kadu Lambach, primeiro guitarrista do grupo.

O livro

Baseado na trajetória de Kadu, André leva os leitores aos bastidores da fundação do Legião Urbana, resgatando a história de dois anos obscuros – no início da década de 1980 – que foram ignorados ou tratados superficialmente em outras obras. O livro traz, ainda, composições e manuscritos inéditos de Renato Russo, guardados pelo guitarrista por mais de 30 anos. 

De acordo com André, o músico tinha em mãos um tesouro: uma letra inédita do cantor, chamada “Dois Corações”, que retrata a época em que Renato Russo era jornalista e cobriu uma pauta de contrabando de carne clandestina. Ensaiada, mas nunca gravada, a música se perdeu no tempo.

Kadu Lambach (à esquerda), Carmem Manfredini e André Molina, no lançamento do livro em Brasília, em novembro de 2021. (Foto: Divulgação)

A ideia do livro partiu do músico, apelidado de “Eduardo Paraná” durante sua passagem por Brasília nos anos 1980. André conheceu o guitarrista durante as entrevistas para o primeiro livro do autor, “O divã do rock brasileiro”, em 2013. “Nessa entrevista, eu vi que o Kadu Lambach tinha uma história muito preciosa porque ele tinha saído de Curitiba, ido para Brasília na adolescência e conhecido o Renato Russo ainda jovem. Foi quando o Renato o convidou para fundar o Legião Urbana”, diz o escritor.

Com prefácio assinado pela irmã de Renato Russo, Carmem Manfredini, a obra faz parte do acervo cultural de Brasília, cidade onde a banda surgiu.

“Música urbana: o início de uma legião”

Lançamento do livro de André Molina. Biblioteca Pública do Paraná (R. Cândido Lopes, 133 – Centro), (41) 3221-4911. Dia 28 de janeiro, a partir das 17h. Entrada gratuita.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima