Plural lança festival de contos baseados em fake news. Inscrições estão abertas

Serão premiadas histórias que abordem notícias falsas divulgadas nos últimos anos; veja as regras

O jornal Plural lança nesta sexta (1ª de abril) o primeiro prêmio de literatura do país voltado para contos baseados em fake news. É o Festival Jacaré de Fake News, que abriu as inscrições hoje. A ideia do festival é devolver a ficção a seu lugar: os livros. Por isso, as histórias selecionadas serão publicadas em um e-book.

Cada autor pode inscrever até dois contos inéditos baseados em notícias falsas que circularam pelo país nos últimos anos: da mamadeira de piroca à vacina que faz virar jacaré, passando pelos médicos que injetaram água de coco em seus pacientes no lugar de sangue. As inscrições são gratuitas e ficam abertas até 1ª de maio.

“A imprensa tem um papel importante de distinguir entre a verdade e a mentira”, diz a coordenadora-geral do plural, a jornalista Rosiane Correia de Freitas. “E dá pra fazer isso de vários jeitos,inclusive com bom humor”, afirma. Segundo ela, o festival nasce com a missão de mostrar o quanto são ridículas algumas notícias espalhadas por aí, e também para mostrar como a verdade é importante.

A ideia do festival partiu da escola de comunicação Red Hook, também de Curitiba. Chefiada por Celinha Camargos, a escola bolou o conceito de que era preciso colocar a ficção no lugar em que ela é produtiva e saudável: os livros. Depois disso, veio a proposta de transformar as mentiras (que na política fazem tanto mal) num lugar diferente, onde elas não só deixam de causar problemas como podem ser divertidas. A produtora Jamute tabém se tornou parceira do projeto.

Cada autor poderá inscrever até dois textos, desde que inéditos. As inscrições serão gratuitas e o regulamento pode ser encontrado aqui.

O júri do prêmio será composto por Irinêo Baptista Netto, editor de Cultura do jornal; Daniel Lameira, editora Aleph e da Antofágica; Leonardo Garzaro, editor da Rua do Sabão; e Marleth Silva, jornalista e escritora. O primeiro lugar receberá um prêmio de R$ 2,5 mil.

Sobre o/a autor/a

1 comentário em “Plural lança festival de contos baseados em fake news. Inscrições estão abertas”

  1. Mouzar Benedito

    Tentei mandar um conto para concorrer ao concurso e aparece sempre “Ocorreu um erro ao tentar enviar sua mensagem. Tente novamente mais tarde”. Esse concurso é fake?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima