“Os analfabetos” traz Guta Stresser de volta aos palcos de Curitiba

Com direção de Adriano Petermann, a peça faz temporada na Carpintaria do Teatro Guaíra

Entra em cartaz o espetáculo que marca a volta da atriz Guta Stresser à cena do teatro curitibano, “Os analfabetos”. A temporada é de 3 a 11 de outubro, com apresentações na carpintaria do Teatro Guaíra, e os ingressos podem ser comprados no site Deu Balada ou diretamente na bilheteria. 

Bergman e Nelson Rodrigues

A peça teatral é um drama psicológico, inspirado em obras do sueco Ingmar Bergman e do dramaturgo brasileiro Nelson Rodrigues, com direção de Adriano Petermann e texto de Paula Goja. O tema é a incomunicabilidade nas relações humanas e a constante necessidade de adequação aos diferentes papéis que é preciso exercer ao longo da vida, em confronto com os sentimentos reprimidos. “Todos nós somos sentimentalmente analfabetos. Como é que nós vamos compreender uns aos outros se nada sabemos a respeito de nós mesmos?”, questiona a personagem Mariana, vivida por Guta.  

Adriano Petermann

O foco está todo no trabalho dos atores, sob um intenso contraste entre luz e sombra. “Em cena, o desejo de ser amado, de experimentar, de pertencer. O deboche, o jogo de palavras, as amarguras, as lembranças, a carência, os desejos reprimidos, o cansaço e a sociedade opressora são questões que norteiam os conflitos vividos pelas seis personagens”, diz Petermann.

Leia também: Dimis, diretor da Bife Seco, não acredita em teatro que “prega apenas para convertidos”

Teatro independente

A trupe diz que “Os Analfabetos” é um “espetáculo fora da Lei”, por não contar com o apoio de qualquer lei de incentivo à cultura, trata-se de uma montagem independente da companhia de Petermann e Stella Maris, anteriormente chamada Cia Portátil e que agora tem o nome de À Curitibana. 

Elenco de estrelas curitibanas

“Estamos com um elenco dos sonhos, às vezes me custa acreditar que estamos conseguindo erguer sem grana um projeto totalmente ‘fora da lei,’ com essas pessoas. Está sendo um esforço muito grande e prazeroso”, explica Stella, que assina a produção, além de estar em cena. Ela é a única entre os atores desta temporada que também fez parte do elenco durante a estreia da obra, no Rio de Janeiro em 2019. Além de Guta e Stella, estão em cena nomes de destaque no teatro contemporâneo curitibano: Guênia Lemos, Gabriel Gorosito, Anderson Fregolente e Elisan Correia.

Espetáculo “Os Analfabetos”

De 3 a 11 de outubro, às 20h, na Carpintaria do Teatro Guaíra, nos fundos do Guairinha (Entrada pela rua Amintas de Barros, 70). Ingressos à venda na bilheteria do teatro ou pelo site Deu Balada, a partir de R$ 25 (meia-entrada).

Sobre o/a autor/a

1 comentário em ““Os analfabetos” traz Guta Stresser de volta aos palcos de Curitiba”

  1. Maria Fernanda Souza

    Em uma vontade de parecer uma peça “intelectual” a trama de nenhuma forma pode ser descrita dessa forma. Isso porque a história não faz qualquer sentido, não possui uma mensagem clara, e ainda não cumpre em demonstrar as emoções do ser humano e malmente explica o seu contexto. Todos os atos são bizarros com o intuito, acredito eu, de tentar mostrar a complexidade das emoções, mas ao contrário do que tentam mostrar, a peça passa a aparência de confusa, sem sentido e maluca. Sim, maluca, pois apesar dos atos bizarros que acontecem no palco, nenhum ser humano (por mais inteligente que seja) consegue tirar qualquer aprendizado de algo que não consegue entender. Arte, ainda que denominada intelectual, deve haver uma explicação implícita, algo que faz as nossas almas suspirarem ou nos analisarmos internamente, o que esta peça falha, miseravelmente, em fazer.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima