Nos palcos, elas são a luz

“Autobiografia de Todas Nós” reflete sobre a realidade das mulheres que trabalham com iluminação cênica

“A história se faz agora, vamos juntas reescrevê-la?”. Com essa frase o projeto “Autobiografia de Todas Nós” convida todas as mulheres iluminadoras a darem as mãos e escreverem sobre as suas jornadas neste mercado predominantemente masculino. O projeto se propõe a mostrar a história, a memória e os desafios das mulheres iluminadoras, docentes e técnicas de luz na cidade de Curitiba, retrata essa narrativa através da produção de um minidocumentário e um ensaio textual sobre o que é ser mulher na luz.

A iniciativa surgiu durante o período de pandemia, fruto de uma parceria entre Nadja Naira e Gabriela Valcanaia, ambas profissionais da luz, e trazia como objetivo a reflexão sobre os rostos e vozes invisíveis de mulheres dentro da cadeia produtiva do teatro. “Eu acho que a pandemia nos obrigou a parar e olhar para as coisas que talvez nunca tivéssemos tempo para olhar”, relata Nadja Naira, idealizadora do projeto. “Esse projeto nos deu a oportunidade de conhecer as caras, as vozes e as ideias das mulheres na luz”, completa.

Desde o início da pandemia da Covid-19 e a necessidade do isolamento social, os profissionais da iluminação cênica ficaram sem condições de trabalhar. Sem teatro, sem dança, sem ópera, o que o iluminador faz quando perde o seu espaço de trabalho? “Preocupada com essa impossibilidade de trabalho, pensamos em montar um projeto que pudesse minimamente empregar mulheres iluminadoras, a iniciativa também tinha o objetivo de gerar uma distribuição de renda”, ressalta Nadja.

O projeto “Autobiografia de Todas Nós” conta com incentivo da Lei Aldir Blanc via Programa de Apoio e Incentivo à Cultura — Fundação Cultural de Curitiba, da Prefeitura Municipal de Curitiba e do Ministério do Turismo. O incentivo disponibilizou R$ 30 mil para o projeto; o valor foi responsável pela renda de 16 mulheres trabalhadoras da cultura, que trabalham ativamente na construção dos produtos desde de dezembro de 2020.

“O resultado imediato do ‘Autobiografia de Todas Nós’ é um autoconhecimento. Eu consigo olhar para os meus trinta anos de carreira e entender por onde eu passei. E acredito que todas as mulheres que trabalham com iluminação também vão ter essa reflexão”, afirma a artista. “Autobiografia de Todas Nós” é um projeto coordenado por Nadja, que trabalha há mais de 25 anos no teatro, como iluminadora, diretora e atriz, e Gabriela Valcanaia, também iluminadora, diretora teatral e arte educadora.

Inicialmente a proposta tinha três produtos básicos, o minidocumentário, o ensaio textual, o mapeamento de Curitiba e região e as rodas de conversa. A partir da demanda de um local para a  hospedagem desses conteúdos surge o site, que reúne e disponibiliza todas as criações.

O minidocumentário “Depois de nós” é um dos produtos em destaque, foi construído a partir de conversas com seis mulheres iluminadoras, de diferentes gerações, que falam sobre os percalços, as relações com técnicos homens e equipes mulheres e sobre as suas visões sobre o passado, o presente e o futuro da profissão. Também chama atenção o mapeamento em construção com a iluminadoras, técnicas de luz e designers de luz de Curitiba e região, a ideia não é produzir uma tabela, mas sim estudar socialmente o perfil das mulheres que trabalham com iluminação nesse recorte regional.

No futuro, as coordenadoras do projeto pretendem “abrir mais um braço”. “As meninas falam muito em aprimoramento profissional, elas querem se desenvolver através de cursos, então se aparecer um novo incentivo pela Lei Aldir Blanc, nós pensamos em oferecer esse desenvolvimento técnico e profissional”, comenta Nadja. “Porque a nossa iniciativa não é apenas um espaço para conversar e trocar experiências, mas também uma rede de suporte de trabalho”.

Serviço

Site do projeto: www.todasnos.art
Informações pelo Instagram

Colaborou Mayala Fernandes

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima