Mostra Espetacular tem espetáculos e oficinas para crianças

Entre as atrações gratuitas estão artistas do Brasil e grupos internacionais, com opções para toda a família

De 7 a 17 de setembro, acontece a  7ª edição da Espetacular – Mostra Internacional de Artes para Crianças em Curitiba. A programação é toda gratuita e tem mais de 10 atrações, inclusive bebês, além de toda a família. A abertura é no Teatro Guairinha com o espetáculo “Frankinh@, uma história em pedacinhos”, do Projeto Gompa, de Porto Alegre. 

Leia também: “Implode”: Dez escritores fazem lançamento coletivo na Alfaiataria

Programação completa

“Frankinha@, uma história em pedacinhos” 

(Projeto Gompa / Porto Alegre Rs)

Dias 7 e 8/09, às 16h, no Teatro Guairinha 

Vencedor do Prêmio SESC de Artes Cênicas, o espetáculo para crianças e adolescentes é inspirado nas personagens e situações da obra Frankenstein, de Mary Shelley. A história é um clássico entre diferentes gerações, funciona como ponto de partida para falar de infância, crescimento, perda, isolamento, bullying, amizade, autoestima, criatividade e aceitação de si mesmo e dos outros. A montagem usa narração, teatro, dança, artes visuais e trilha sonora original. 

“Unseen world”, para crianças cegas ou com baixa visão

(Dansema Dance Theater / Lituânia)

Dia 9/09, às 15h, no Sesi Paula Gomes 

A apresentação de dança inclusiva “Unseen World” convida as crianças a se tornarem participantes ativos e, junto com dois dançarinos, explorarem e perceberem a dança sem instruções verbais. Para crianças de 1 a 8 anos. 

“Unseen world”, para bebês” 

(Dansema Dance Theater / Lituânia)

Dia 9/09, às 17h, no Sesi Paula Gomes 

Espetáculo repleto de movimentos, cores e superfícies que despertam os sentidos dos bebês e desenvolvem sua capacidade de perceber detalhes, conectá-los ao todo e reagir criativamente às ideias propostas pelos bailarinos. A performance convida as crianças a se tornarem participantes ativos da ação e deixa os pequenos livres para decidirem quando e como gostariam de participar. Para bebês de 6 a 18 meses. 

Oficina de artes integradas para crianças 

(Com Camila Bauer, Fabiane Severo, Liane Venturella e Thiago Ruffoni)

Dia 8/09, das 10h30 às 12h, no Sesi Paula Gomes 

Com exercícios práticos de composição que enfatizam a ludicidade do gênero dramático por meio de jogos que propõem a fusão de diferentes formas de arte, a oficina, ministrada pelo elenco e direção do espetáculo Frankinh@, pretende estimular a criatividade das crianças através do teatro, da dança e da contação de histórias. Para crianças de 6 a 9 anos.

“Hoje Godot não vem”

(Caravan Maschera / Itália, França, Brasil)

Dia 10/09, às 15h, no Teatro Sesi Portão 

Espetáculo baseado no texto de Beckett “Esperando Godot”. Em um lugar incerto, acompanhados de nada, se não de uma árvore, encontram-se duas crianças que ficam à espera de Godot. Quem é Godot? O que é Godot? Certezas e noção do tempo se dissolvem, ali. Imagens poéticas, cinema Stop Motion e bonecos inspirados em quadros de René Magritte criam fantasias e intuições sobre questões profundas da vida, da infância e do ato de tornar-se adulto. Diversos bonecos de técnica variada e de tamanhos que se alteram de 0,5 metro à 2,5 metros de altura aparecem para encantar o imaginário infantil de forma sutil e introspectiva. Em um tempo suspenso, que se repete sempre, os protagonistas Didi e Juju passam os dias tentando preencher o silêncio da espera com perguntas delicadas e criando hipóteses de tom lírico e fantasioso para perguntas sem respostas. 

“Po! Ema”

(Eranos Círculo de Arte/ Itajaí-Sc)

Dia 16/09, às 10h, 15h e 17h, no Teatro Cleon Jacques 

“Pô! Ema – criação poética com crianças” é uma experiência interativa que mistura teatro, literatura e audiovisual. As crianças encontram uma escritora em crise, que sente que sua inspiração e suas poesias estão sumindo. Com a ajuda da plateia ela descobre que na verdade uma Ema (em projeção digital interativa) está se alimentando de seus poemas. As crianças então, são estimuladas a criar junto com a escritora poemas fresquinhos para alimentar a dona Ema e seus filhotinhos. Através do jogo e da oralidade, aproxima crianças pequenas da brincadeira poética. 

“Chiffonade”

(Cia. Dançando por um Futuro, co-produção T4Garoupas e Carré Blanc Ci / França, Alemanha, Brasil)

Dia 16/09, às 16h, dia 17/09, às 10h, no Teatro Londrina – Memorial de Curitiba 

No palco, uma esfera em forma de concha e planeta alberga uma figura e uma multiplicidade de figuras. São simultaneamente parceiros de dança e material de construção, orientando a dança expressiva. 

Crescer significa construir, abrir-se e vaguear na distância. Novos mundos emergem de restos de tecido. 

“Emaranhada”

(Amarílis Irani/SP)

Dia 17/09, às 15h, no Teatro Sesi Portão 

Você já pensou no cabelo como uma árvore? O ato de cuidar, crescer e criar raízes são só algumas das similaridades que os fios de cabelo compartilham com as árvores. Inspirada na criação de raízes, o espetáculo “Emaranhada” brota no palco valorizando os fios ancestrais presentes em nossa cabeça. Nesta história, a atriz Amarilis Irani traz ao teatro uma heroína negra, a pequena-grande Mavi. Menina inventora de palavras, braços e mãos tagarelas, dona de uma cabeleira enorme! Mavi cria suas aventuras, às vezes, solitárias e outras recheadas de amigos: tranças, flores, árvores e animais. Numa fascinante saga de empoderamento feminino, a personagem faz dos cabelos o caminho para encontrar aceitação. 

“Fuzuê do Pererê” + lançamento do livro “A sereia da poça de chuva” 

(Tupi Pererê/Curitiba-PR e autores de Guga Cidral e Juliane Engelhardt)

Dia 17/09, às 17h, na Praça da Espanha

Vamos fazer um Fuzuê!!!! O show Fuzuê do Pererê é um jeito divertido de festejar os ritmos brasileiros, as histórias, as adivinhas, as parlendas e outras expressões e brincadeiras do universo infantil. O espetáculo é um recorte com jogos cantados e contos da cultura popular. De forma lúdica e recreativa, o Fuzuê do Pererê trará um mix de canções autorais e do cancioneiro popular, oferecendo a criançada e famílias uma tarde muito especial com histórias, músicas e brincadeiras.

Espetacular – 7ª Mostra Internacional de Artes para Crianças

De 7 a 17 de setembro. Todas atrações gratuitas. Ingressos pelo site Sympla ou diretamente na bilheteria dos teatros distribuídos 30 minutos antes dos espetáculos (50% da plateia).

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima