Morre Glauco Souza Lobo

Símbolo do carnaval de Curitiba, defensor do movimento negro faleceu nesta quinta

Morreu na manhã desta quinta (21) Glauco Souza Lobo, uma das figuras mais importantes do carnaval de Curitiba e do movimento negro da cidade. Glauco faleceu na Cruz Vermelha pouco depois das 7h da manhã, aos 79 anos.

Nascido em Niterói, era cidadão honorário de Curitiba. Dizia que a cidade era o grande amor de sua vida. Suas paixões, em ordem, segundo ele mesmo, eram “a tribo da umbanda e candomblé”, o carnaval, o circo e o teatro, o movimento negro e a tribo política, o PMDB.

Presidente de duas escolas de samba ao longo da vida, a Não Agite e a Embaixadores da Alegria, dizia ser autor do primeiro samba-enredo do carnaval curitibano.

No bloco ‘‘Vai na rolha quem quer’’, sempre saía vestido de mulher. Fantasiou-se de Maristela Requião, Margarita Sansone e Viúva Porcina.

Dirigiu a Fundação Cultural de Curitiba e foi secretário municipal do Turismo. Também fundou o Instituto Cultural Ilu Aye Odara.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima