Junho à esquerda, efeitos à direita

Livro lançado nesta quinta traz análise da onda de protestos de junho de 2013

Acontece nesta quinta-feira (27), às 19h, o lançamento do livro Outros Junhos Virão: protestos organizados em rede e as democracias radicalizadas, do jornalista e Mário Messagi Júnior. Na obra, editada pela Kotter, o autor investiga o que foram as manifestações de junho de 2013 e o que representaram para a democracia brasileira.

Segundo o autor, os protestos de junho de 2013 levaram para as ruas jovens curitibanos com tendências progressistas. Os efeitos políticos pós-junho, no entanto, foram na contramão das posições majoritárias dos jovens que protestavam. Messagi explica o porquê. “Os efeitos de um movimento social não são controlados exclusivamente por ele. Os manifestantes são apenas uma parte de junho. Entram nesta conta o campo político, outros movimentos que ficaram em casa, o sistema midiático e a emergência das novas formas digitais de fazer política de forma distribuída.”

A narrativa foi produto de uma extensa pesquisa iniciada no evento das manifestações, com participação de estudantes de graduação em Comunicação Social. Foram realizadas 576 entrevistas com jovens de 15 a 29 anos, na cidade de Curitiba.

SERVIÇO
Lançamento do livro: Outros junhos virão: protestos organizados em rede e as democracias radicalizadas”
Autor: Mário Messagi Júnior é jornalista, doutor em Ciências da Comunicação e professor da Universidade Federal do Paraná.
Quando: 27/06, às 19h.
Local: Mímesis Conexões Artísticas (Rua Celestino Junior, 189, São Francisco, Curitiba)

Pré-venda de e-book na Amazon: https://amzn.to/2RuiwB6
Pré-venda do livro físico na Kotter: https://kotter.com.br/loja/outros-junhos-virao/

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima