Inscrições abertas para o ciclo sobre produção cultural “Mulheres nas Artes” 

Com aulas e atividades on-line, o curso apresenta conteúdos para aumentar o protagonismo das mulheres na gestão de projetos socioculturais

Interessadas em trabalhar com produção cultural, ou as profissionais que já atuam na área, podem aprender mais sobre o mercado e aprimorar seus conhecimentos no ciclo “Mulheres nas Artes” – um curso em formato on-line com conteúdos e atividades sobre gestão de projetos socioculturais. As inscrições são gratuitas e estão abertas até 2 de março.

A iniciativa busca aumentar o protagonismo das trabalhadoras na cultura e leva em conta que as mulheres atuam cada vez mais nas criações artísticas e nas funções técnicas, o que torna a presença feminina decisiva para o fomento da economia criativa. 

Segundo Chimeni Maia, uma das idealizadoras da plataforma que promove o ciclo, é preciso promover o devido preparo técnico. “Facilitar o acesso à capacitação de novas profissionais no mercado é abrir caminho para que mulheres possam atuar cada vez mais em produções artísticas em sua cidade”, diz ao explicar que existe uma carência de oportunidades para formação profissional de produtoras, mesmo em capitais como Curitiba. 

Leis de incentivo

Entre os tópicos abordados no curso estão as leis Paulo Gustavo e Aldir Blanc 2, com lançamento de editais previstos para até o meio do ano. As alunas poderão participar de um laboratório orientado para o desenvolvimento de projetos que se enquadram nesses mecanismos de incentivo. 

Entre as profissionais da área cultural que apresentam aulas e atividades no ciclo, além de Maia, estão: Viviane Pinto, Luana Devechiati e Inti Queiroz (que participou da discussão em âmbito federal das leis Paulo Gustavo e Aldir Blanc 2).

Promoção e realização

“Mulheres nas Artes” é promovido pelo Laboratório de Criação e Formação em Arte e Cultura (LAB Criação), com realização da Bendita Prosa, da Girassol Incentiva e da Simpoiese Projetos Culturais, com recursos do Programa Nacional de Fomento e Incentivo à Cultura, via Lei Rouanet. A iniciativa tem o apoio da Fundação Cultural de Curitiba. A apresentação é do Grupo Boticário. 

Ciclo “Mulheres nas Artes”

Inscrições gratuitas até 2 de março. Aulas de 2 de março a 4 de abril, sempre às terças e quintas, das 19h30 às 21h. Para outras informações e inscrição, clique aqui.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima