Historiador Carlos Mariano Filho lança livro em Curitiba neste domingo (07)

Ano sem carnaval, covid em alta e a resistência da escola de samba e seus baluartes são registrados no livro “Fevereiro Sem Carnaval, o Brasil de cabeça para baixo e outros artigos”

O historiador Carlos Mariano Filho lança, neste domingo (07), o livro “Fevereiro Sem Carnaval, o Brasil de cabeça para baixo e outros artigos”, em Curitiba. O evento será às 18h, n’O Tal do Quintal. É possível comprar o livro online.

O livro, publicado pela Metanoia Editora, é composto por 26 artigos, em 120 páginas. Um deles dá nome à obra, que retorna ao ano de 2021, quando foram cancelados os desfiles de escola de samba no Rio de Janeiro, assim como em grande parte do país, e também o carnaval de rua. Mariano busca em teóricos, como o filósofo russo Mikhail Bakhtin e o antropólogo brasileiro contemporâneo Roberto DaMatta, a razão do carnaval ser tão importante para o povo.

O autor discorre sobre autoridades do mundo do carnaval: Tia Ciata, Mano Elói Antero Dias, Ney Roriz, Martinho da Vila, Nelson Sargento, Lícia Maria Caniné (a Ruça) estão entre elas. Traz ainda um recorte aprofundado sobre diversas agremiações, desde as maiores – Unidos do Viradouro, Unidos de Vila Isabel, Mangueira, Mocidade Independente de Padre Miguel, Império Serrano e Imperatriz Leopoldinense –, às não tão famosas – Unidos do Jacarezinho, Paraíso do Tuiuti, Em Cima da Hora e São Clemente.

Leia também: Artistas pedem anulação de resultado de edital da Lei Paulo Gustavo

No livro não faltam polêmicas: reforça a origem negra da escola de samba e seus baluartes, como Ismael Silva; rechaça o branqueamento dos desfiles de carnaval e “as epopeias hollywoodianas” na avenida e discute o uso do termo “tema afro”.

Serviço

Lançamento do livro “Fevereiro Sem Carnaval, o Brasil de Cabeça para baixo e outros artigos”, Metanoia Editora

Local: O Tal do Quintal

Endereço: R. Jaime Reis, 366

Horário: 18h às 21h

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima