Grupo curitibano abre seleção de textos inéditos de autoras brasileiras | Jornal Plural
3 jun 2021 - 10h33

Grupo curitibano abre seleção de textos inéditos de autoras brasileiras

Peças serão gravadas em formato de podcast e farão parte de mostra

A partir do dia 1 de junho de 2021, a CiaSenhas de Teatro abre a convocatória para o edital “CiaSenhas Aciona: Dramaturgas em Cena” que selecionará 20 textos inéditos produzidos por dramaturgas brasileiras. O edital fica disponível até 30 de junho para inscrições. Os textos selecionados serão gravados em formato Podcast por 5 companhias curitibanas e integrarão uma mostra que acontecerá em fevereiro de 2022.

A curadoria das dramaturgias será feita pelas autoras Dione Carlos, Lígia Souza e Sueli Araujo, enfocando relações e construções a partir da condição da mulher, bem como destacando ou projetando outras realidades possíveis no que tange as narrativas femininas hegemônicas. Será realizado um recorte do que mais potente tem sido produzido por mulheres nas cinco regiões do país. As escritoras contempladas pelo edital receberão uma ajuda de custo referente à participação no projeto.

Pesquisas afirmam que 67% dos livros publicados no Brasil são de autoria masculina, 28% de autoria feminina e 5% mista. Esse é um retrato evidente da falta de visibilidade que as mulheres possuem no movimento artístico brasileiro. A convocatória visa dialogar com a onda de resistência e afirmação das mulheres artistas brasileiras, colocando Curitiba na rota de discussões acerca da Dramaturgia de Mulheres no Brasil.

Para a segunda fase do projeto, a CiaSenhas convida 5 importantes grupos teatrais da cidade: Antropofocus, Súbita Cia. de Teatro, Grupo Obragem, Minha Nossa Cia. de Teatro e P.U.T.O, que gravarão os textos selecionados em formato de Podcast.

“CiaSenhas Aciona: Dramaturgas em Cena” acredita na necessidade e urgência deste chamamento, não somente por apresentar os textos de dramaturgas brasileiras à cidade, mas também por inserir discussões sobre a autoria feminina, as condições de trabalho das mulheres artistas, estimulando o avanço de produções escritas realizadas por mulheres no Brasil.

Com esta ação, o Brasil terá acesso a um repertório de escritoras e textos que alimentarão as possibilidades de diálogo e de discussão do universo feminino.Ao discutir a dramaturgia feminina de hoje, toda uma história do gênero é revista.

Durante a Mostra, em 2022, também acontecerão palestras e debates abordando temas como a dramaturgia feita por mulheres e as narrativas da oralidade, além do lançamento de um mini- documentário sobre o processo de criação do projeto.

Projeto realizado com recursos do Programa de Apoio de incentivo a Cultura – Fundação Cultural de Curitiba e da Prefeitura Municipal de Curitiba com incentivo do EBANX. Realização: CiaSenhas de Teatro.

Serviço:

Regulamento e ficha de inscrição – http://bit.ly/DramaturgasEmCena

 Site CiaSenhas de Teatro: https://ciasenhasdeteatro.wordpress.com/

Se puder, assine o Plural. Você pode escolher o valor que quer pagar. Isso faz muita diferença para nós: ser financiados por leitoras e leitores. As assinaturas nos mantêm funcionando com uma equipe que hoje tem oito pessoas e dezenas de colaboradores. Somos um jornal que cobre Curitiba em meio aos obstáculos da pandemia e fazemos isso com reportagens objetivas, textos de opinião e de cultura, charges e crônicas. Obrigado pela leitura.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assuntos:

Últimas Notícias