Grupo Baquetá recebe votos de congratulações e aplausos na Câmara

A homenagem celebra os 14 anos de trajetória e a importância do grupo com sede em Curitiba

O grupo de teatro com trabalhos afrorreferenciados Baquetá recebeu diploma com Votos de Congratulações e Aplausos na Câmara Municipal de Curitiba, nesta segunda-feira (18). A homenagem foi uma iniciativa da vereadora Giorgia Prates Mandata Preta (PT), com requerimento aprovado na sessão plenária do dia 11 de dezembro, em votação simbólica. 

O Grupo Baquetá tem uma trajetória de 14 anos e apresenta trabalhos com as linguagens da música, teatro tradicional e de formas animadas, dança e contação de história, representando narrativas de povos afro-indígenas paranaenses. Entre suas temporadas, já circulou por diferentes estados do Brasil. 

Com o musical “Itan e Tal”, a companhia recebeu seis indicações ao 40º Troféu Gralha Azul pela mesma montagem, melhor espetáculo para criança; melhor direção de espetáculo para criança (Marcel Malê); melhor atriz de espetáculo para criança (Kamylla dos Santos); melhor ator de espetáculo para criança (André Daniel); melhor maquiagem/caracterização (Kenia Coqueiro); e melhor Iluminação para Nathan Gabriel, que ganhou a categoria e conquistou o prêmio.

Esse espetáculo trabalha com a afirmação étnico-racial para o público infantil. A história tem como protagonista Nati, uma menininha negra com nove anos de idade, que canta e adora brincar. Ela inventa um jogo chamado “Mundo Invertido das Palavras” e descobre que seu nome ao contrário é “itaN”, então inicia uma jornada em busca do significado dessa palavra e vive uma aventura em busca de suas origens afro-indígena.

Leia também: Musical “Itan e Tal” faz últimas sessões gratuitas no Guairinha

No 17º Festival de Teatro da Amazônia em outubro deste ano, pela mesma montagem, o grupo conquistou cinco prêmios: melhor espetáculo infantil; melhor diretor, para Marcel Malê; melhor atriz, para Kamylla dos Santos; melhor iluminação, para Nathan Gabriel; e melhor trilha sonora/sonoplastia, para Nelson Sebastião. 

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima