Festival on-line e gratuito revela novas vozes do cinema em francês

My French Film Festival exibe 16 curtas e 7 longas-metragens francófonos a partir desta sexta-feira (13) e ao longo de um mês

A seleção de 2023 do My French Film Festival soma 7 longas-metragens e 16 curtas-metragens. Entre os longas, há um clássico de Maurice Pialat (1925–2003), “Aos nossos amores”, que revelou a atriz Sandrine Bonnaire em 1983. Há também “Nós” (2020), um documentário da importante cineasta Alice Diop.

Outra figura consagrada do cinema francês que aparece na seleção é o diretor Olivier Assayas, com o curta-metragem “Deixado inacabado em Tóquio”, de 2022. Mas o forte do My French Film Festival não é exibir trabalhos de cineastas famosos. A vocação do evento on-line é revelar cineastas, mulheres e homens, do mundo francófono.

Tanto é assim que há um júri internacional responsável por eleger o melhor filme do ano. E o escolhido recebe uma bolsa (de financiamento), dada para o realizador, o produtor e o exportador do filme vencedor.

My French Film Festival

Então o prazer de conferir os filmes do festival está mais ligado a descobrir novas vozes e ser surpreendido por elas.

O My French Film Festival tem um formato simpático, além de ser gratuito (o que também é bem simpático). A edição de 2023 começa nesta sexta-feira (23) e vai até 13 de fevereiro. Para ver os filmes de graça, é só acessar o site do MyFrenchFilmFestival (eles escrevem assim mesmo, sem espaços). A única coisa que você precisa fazer para acessar o conteúdo da mostra on-line é um cadastro simples com nome, e-mail e senha (e clicar numa caixa para concordar com os termos etc.). Et voilà!

Apesar de ser um festival de cinema francês, é curioso que ele tenha um nome em inglês. Talvez seja um sinal da fina ironia francesa. Ou da onipresença do inglês, uma vez que o My French Film Festival ocorre simultaneamente em várias partes do mundo. Cada filme exibido tem mais de um dezena de opções de legenda (incluindo o português brasileiro).

23 filmes

Sobre o formato simpático citado no parágrafo de abertura: o festival tem cinco categorias que dividem os 23 filmes da seleção, com nomes divertidos como “Elas fazem do seu jeito” (Doing It Their Way) e “As crianças se deram bem” (Kids Turned Out Fine). Você pode acessar a programação e ver os trailers e só depois decidir se quer fazer o cadastro para acessar os filmes. (No meu navegador, o site traduziu trailer como “reboque”, o que é engraçado.)

A exibição on-line ocorre no site do My French Film Festival e também em duas plataformas brasileiras de streaming: Belas Artes à la Carte e Filmicca.

Onde assistir

Confira a programação e acesse gratuitamente os filmes do MyFrenchFilmFestival, aqui.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima