Festival de Fanfarras Ativistas Honk ocupa as ruas de Curitiba

O Honk vai desta quinta-feira a domingo (28 a 31/03) e é uma nova chance para aproveitar algo que já entrou no gosto dos curitibanos: a música popular em festejos nas ruas da cidade

Para aproveitar o Honk – Festival de Fanfarras Ativistas, é só chegar. O espírito é esse mesmo, de festejo aberto a todos que desejam seguir pelas ruas da cidade curtindo boa música e diversão, dá para ir sozinho, com os amigos ou em família. A proposta é bem democrática e traz o charme e a alegria de algo entrou no gosto dos curitibanos para ficar, aquele clima de bloquinho de carnaval, mas agora com vários ritmos diferentes. A programação é gratuita e vai desta quinta-feira (28) até domingo (31), como parte da Mostra Fringe do Festival de Curitiba.

É a primeira vez que o festival passa por Curitiba, na verdade, a primeira vez que o movimento está por aqui. É que atrás de toda a diversão existe um ideal, a defesa da ocupação das ruas pela arte como um processo de resistência coletiva. Tanto que além dos cortejos o Honk tem atividades como bate-papos sobre a expressão artística nas ruas e na educação musical.

Arte ativista

“Dizemos que as fanfarras são ativistas porque ocupam as ruas de maneira popular e se preocupam com inclusão e a diversidade”, diz Pri de Morais, coordenadora executiva do Fringe. 

O movimento do Honk! nasceu em Boston, nos EUA, em 2006, e se espalhou pelo mundo, chegando ao Brasil em 2013, já tendo passado por várias capitais. “Será a primeira vez que Curitiba recebe o Honk!, contando com a participação de fanfarras de Porto Alegre, Rio de Janeiro, São Paulo e, claro, que de Curitiba, nos quatro dias de programação”, explica a coordenadora.

A programação do festival de fanfarras começa no dia 28 de março (quinta-feira), às 18h, com uma conversa aberta ao público sobre a edição do iniciativa em Curitiba, abordando a formação dos grupos e sua importância na educação musical. Em seguida, às 19h45, acontece um bate-papo com o tema “Neofanfarrismo: expressão artística nas ruas”. Os encontros são na Casa Hoffmann, localizada na R. Doutor Claudino dos Santos, 58, São Francisco. 

Blocos curitibanos e Fanfarra nas Ruínas com oito horas de música

Na sexta-feira (29), o Honk! segue no calçadão da Rua das Flores com o “Arrastão na XV”, reunindo fanfarras pelo em cortejo partindo da Praça Santos Andrade rumo à Boca Maldita. O horário da concentração é a partir das 16h30, com saída programada para às 18h. 

No sábado (30), o festival promove o “Blocos na Rua”, um encontro de fanfarras e blocos curitibanos no Largo da Ordem, no Bebedouro, com início às 16h. A concentração é às 15h. 

No domingo (31), o programação é no Palco Ruínas de São Francisco com oito horas de shows ao vivo e a participação de fanfarras escolares infantis nos intervalos. As apresentações da “Fanfarra nas Ruínas”ocorrem das 10h às 19h. 

Encontro dos ritmos

Entre os diferentes grupos com ritmos que destacam os instrumentos de sopro e de percussão, marcam presença No Caminho Eu Te Explico, de Porto Alegre, com um repertório brasileiro e latinoamericano, indo do baião e forró até o samba e o funk; o Bloco do Beijo, também da capital gaúcha, com sucessos do axé a Rita Leee; a Orquestra Voadora, grupo carioca que traz um repertório moderno com instrumentos de percussão e atitude rock and roll ; e a Bananeira Brass Band, um coletivo curitibano com repertório autoral que explora ritmos dançantes de várias regiões do Brasil, do funk ao baião. 

Programação gratuita do Honk

28/3 – Bate-papo Formação de Fanfarras e Educação Musical 

Horário: 18h

Local: Casa Hoffmann (R. Doutor Claudino dos Santos, 58, São Francisco)

28/3 – Neofanfarrismo: expressão artística nas ruas 

Horário: 19h45 

Local: Casa Hoffmann (R. Doutor Claudino dos Santos, 58, São Francisco)

29/3 – Arrastão na XV 

Horário: 16h30 (concentração) | 18h (saída)

Trajeto: Praça Santos Andrade rumo à Boca Maldita

30/3 – Blocos na Rua

Horário: 15h (concentração) | 16h (saída)

Local: Bebedouro, Largo da Ordem – Bairro São Francisco

(ensaio no palco ruínas das 9h às 12h para o Fanfarra nas Ruínas)

31/3 – Fanfarra nas Ruínas

Horário: 10h às 19h

Local: Ruínas São Francisco – Largo da Ordem – Bairro São Francisco

Serviço

Honk! Festival de Fanfarras Ativistas
Data: 28 a 31 de março
Confira programação e locais das atividades
Classificação: 
Livre
Gratuito

Mais informações sobre o Honk! Festival de Fanfarras Ativistas e a programação completa pode ser encontrada no perfil oficial no Instagram: @honkcuritiba.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima