Exposição de arte africana no MON vai até este domingo

Museu recebeu doação de acervo com 1.700 obras de colecionadores

A exposição “África: Diálogos com o Contemporâneo” ficará em cartaz no Museu Oscar Niemeyer (MON) até 28 de janeiro, na Sala 4. A mostra é a segunda edição da exposição que apresenta parte da grande doação feita pela Coleção Ivani e Jorge Yunes (CIJY) ao MON, em 2021. No total, são aproximadamente 1.700 obras de uma das mais importantes e significativas coleções de objetos de arte africana do século 20.

A curadoria de Paula Braga e Renato Araújo da Silva propõe um diálogo entre a coleção africana e o repertório de seis artistas contemporâneos: Fernando Velázquez, Paulo Nenflídio, Rosana Paulino, Arjan Martins, Julio Vilani e Paulo Nimer Pjota. Lado a lado, esse conjunto de obras evidencia o cerne miscigenado da cultura ocidental e a indiscutível presença da África na arte e na espiritualidade.

MON

O Museu Oscar Niemeyer (MON) é patrimônio estatal vinculado à Secretaria de Estado da Cultura. A instituição abriga referenciais importantes da produção artística nacional e internacional nas áreas de artes visuais, arquitetura e design, além de grandiosas coleções asiática e africana. No total, o acervo conta com aproximadamente 14 mil obras de arte, abrigadas em um espaço superior a 35 mil metros quadrados de área construída, o que torna o MON o maior museu de arte da América Latina.

Serviço
“África: Diálogos com o Contemporâneo”
Sala 4
Até 28 de janeiro

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima