Espetáculo “Retilíneo” volta em cartaz para sessão única

A peça de teatro será apresentada nesta quinta-feira (22/02), no Telab, com entrada gratuita para o público

Após curta temporada no Rio de Janeiro – RJ, o espetáculo “Retilíneo” faz apresentação única no Teatro Laboratório da FAP (Telab), em Curitiba. O texto assinado por Carlos Canarin, que também dirige e está em cena na montagem, fala sobre o genocídio do povo negro e foi criado no Núcleo de Dramaturgia do Sesi/PR, em 2019. A dramaturgia foi finalista do 1ª Prêmio Literário Maria Firmina dos Reis, venceu a 1ª Mostra de Textos Breves do Coletivo “A Digna” em São Paulo-SP, e também ganhou o troféu da 16ª edição do Festival de Teatro de Pinhais, onde estreou. 

Enredo

O enredo fala sobre o genocídio do povo negro, que começa desde a escravização com a chegada dos portugueses na África, e da mercantilização e desumanização desses corpos. Com o passar do tempo, esse processo foi adquirindo outras facetas, como o aumento da população carcerária, a morte matada, a violência policial, e também a morte na ordem do simbólico: quando a população morre por perder o direito à palavra ou à escrita, quando não há espaço para as narrativas dos negros. 

Leia também: Produção de “Retilíneo” faz vaquinha para custear temporada no Rio de Janeiro

O espetáculo é da Batalhão Companhia de Teatro, com produção de Vanessa Ricardo e Diogo Marcelo, no elenco estão, além de Canarin, Isabel Oliveira, Henrique Pinho e Kelle Bastos.

“Retilíneo”

Sessão única nesta quinta-feira (22), às 20h, no Teatro Laboratório da FAP – Telab (Rua dos Funcionários, 1756 – Cabral). Ingressos gratuitos.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima